Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Departamento Arquidiocesano para a Liturgia | 21 Fev 2022
Agências funerárias participaram em formação em Braga
Encontro foi organizado pelo Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Agências funerárias oriundas das dioceses de Braga, Porto e Lamego marcaram presença na formação a elas destinadas, no passado sábado, dia 19 de Fevereiro, no Centro Pastoral da Arquidiocese de Braga, entre as 09h00 e as 12h30.

Ao longo da manhã de formação, foram abordadas três temáticas para valorizar o serviço humano, cristão e litúrgico que é levado a cabo pelas agências funerárias.

A manhã começou com o tema das normas canónicas para os funerais cristãos, orientado pelo cónego Joaquim Félix.

Seguiu-se a abordagem da dimensão simbólica da Liturgia das Exéquias, aprofundada por D. Bernardino Costa.

Para concluir a manhã de formação, o padre Jorge Vilaça abordou a dimensão antropológica da morte e do morrer, a partir da perspectiva cristã.

No final da manhã foi certificada a formação aos agentes funerários presentes: de Barcelos, A Funerária de Martim, Irmãos Silva – Agência Funerária, Agência Funerária de Barcelinhos, Funerária Cibrão e Funerária Contenças; de Braga, Funerária Santo Adrião e A Funerária de São Vicente; de Cabeceiras de Basto, Funerária Cabeceirense; de Esposende, Agência Funerária José Cardoso; de Guimarães / Vizela, Agência Funerária Passos; de Lamego, Funerária Moimentense; do Porto, Cristóvão Faria – Um Funeral, uma Homenagem e Servilusa; de Terras de Bouro, Funerária Casa Hortas; de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, Agência Funerária de Beiriz; de Vila Nova de Famalicão, Centro Funerário Godinho; de Vila Verde, Agência Funerária Valbonense e Funerária Europa.

O encontro, organizado pelo Serviço de Ministérios Litúrgicos do Departamento Arquidiocesano para a Liturgia, contou ainda com a presença de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz, que não só dirigiu uma palavra de incentivo aos participantes e aos organizadores, como quis estar presente em toda a jornada formativa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190