Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Mar 2022
Festival Internacional de Órgão regressa em formato presencial
Director artístico sublinha que a edição deste ano, além de eclética, foi programada a pensar no público.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © FIO

Festival Internacional de Órgão irá realizar-se de 6 a 15 de Maio, em Braga.

"Com um forte desejo de regressar à companhia do público, num encontro adiado, todos sentimos falta da Música e dos espetáculos que nos preenchem a memória.O som solene do Órgão volta a percorrer a cidade, daquela que é já é apelidada de "capital do órgão" em Portugal, com mais de uma centena de instrumentos históricos", afirma José Rodrigues, director artístico, na página oficial do Festival.

De acordo com o director, o festival deste ano será "eclético", com encontro marcado não só com o Órgão, mas também com piano, cravo, harmónio, acordeão, celesta ou do clavicórdio.

"Uma programação eclética, do Barroco ao Contemporâneo, dos compositores ibéricos aos franceses, italianos e alemães, com um concerto dedicado a Beethoven. Um universo dado a conhecer por alguns dos mais importantes intérpretes e onde será apresentada a composição vencedora do II Prémio Pedro de Araújo", acrescenta. 

D. José Cordeiro, à semelhança de outras personalidades civis e religiosas, também deixou a sua mensagem no site do Festival, afirmando que "a música é a linguagem da esperança".

"Ao longo das oito edições já muito trabalho foi feito: devolveu-se a voz e a vez a 7 órgãos que foram restaurados, colocou-se a cidade na rota dos principais festivais europeus, aproximou-se o público de todas as idades. Muito mais há a fazer pela valorização deste inestimável património, assim como sonhos e projetos para que os órgãos de Braga sejam reconhecidos como verdadeiro tesouro", escreveu. 

Toda a programação pode ser consultada aqui.

A edição deste ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190