Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Colaborador | 19 Set 2010
FALECEU O PE. SALVADOR CABRAL
Faleceu ontem o Pe. António Salvador Cabral, antigo pároco de Nine e Arnoso, arciprestado de V.N. de Famalicão. O funeral realizar-se-á amanhã, às 16h00, em Fiães-Trancoso, diocese da Guarda. A Missa de 7º dia será na próxima sexta-feira, às 18h00, na Igreja paroquial de Nine.

O Padre António Salvador Cabral da Costa nasceu a 28 de Fevereiro de 1943. Foi ordenado presbítero a 18 de Março de 1967.

Em 28 de Julho de 1994 foi dispensado de Vigário Paroquial de Fafe e nomeado Adminstrador Paroquial de Nine, Vila Nova de Famalicão. Em 27 de Julho de 1995, foi nomeado Administrador Paroquial de Cunha em acomulação com Nine. Em 2 de Agosto de 2001 assumiu a paróquia de Arnoso Santa Eulália, em acomulação com a de Nine. Em 24 de Setembro de 2006 foi nomeado Admnistrador Paroquial de Santa Lucrécia de Louro, Famalicão, em acomulação com as anteriores paróquias. Em 22 de Julho de 2007 foi dispensado da paroquialidade de Santa Lucrécia do Louro, continuando pároco de Santa Eulália de Arnoso e de Santa Maria de Nine.

Formado em Filosofia e Teologia, foi professor, missionário em Angola e jornalista. Foi redactor e director do Jornal "Diálogo do Emigrante", correspondente da RDP Internacional na Alemanha e redactor do jornal "Diálogo Europeu" naquele país. Foi anda director-geral da Rádio Local de Barcelos e administrador local do Semnário "Minho". Colaborou ainda com o Notícias da Covilhã, Jornal do Fundão, Transmontano, País, Tempo, Família Cristã, Jornal Província de Angola, entre outros.

Publicou: "Okupasuka" (Ressurgir) "Eyelo" (Higiene) "Ulongo W' Okulima" (A arte de cultivar) "Otchisungo Tchokaliye" (Cântico novo) "Revolução para o Terceiro Mundo" (Queimado pela DGS) "O Cristão e o Temporal" Caderno Reivindicativo Para uma Política da Emigração, Partir Uma Injustiça chamada Nordeste, Cantar Comunidades Portuguesas: 25 anos Portugal - Europa: Degraus duma Integração Jovens: Formação Profissional; Portugueses diante da Europa.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva