Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 13 Abr 2022
Igrejas cristãs e bispos católicos pedem trégua pascal
O apelo evoca a posição assumida pelo Papa no último domingo, quando Francisco defendeu uma “trégua pascal” que abrisse caminho a negociações de paz.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Daniel Berehulak/The New York Times

Os episcopados católicos da União Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Cristãs (CEC) enviaram uma carta aos presidentes da Rússia e da Ucrânia para pedir um cessar-fogo nas celebrações da Páscoa, de 17 a 24 de Abril.

“Esta trégua seria benéfica para os cidadãos dos dois países, oferecendo-lhes uma pausa da incerteza preocupante sobre a vida dos seus entes queridos que estão a lutar nos conflitos e são afetados por estes”, refere o texto, divulgado online, que foi endereçado a Putin e Zelenskiy.

Os presidentes da COMECE e da CEC, respectivamente o cardeal Jean-Claude Hollerich e Christian Krieger, sublinham que o cessar-fogo geral daria “aos cristãos na Rússia e Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo, a oportunidade de celebrar a Páscoa com paz e dignidade”.

O apelo evoca a posição assumida pelo Papa no último domingo, quando Francisco defendeu uma “trégua pascal” que abrisse caminho a negociações de paz.

A COMECE e a CEC informaram o patriarca Cirilo, de Moscovo (Igreja Ortodoxa), sobre esta iniciativa, pedindo o seu apoio, para permitir uma celebração da Páscoa com dignidade.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Ucrânia  •  paz  •  trégua pascal
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190