Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 16 Mai 2022
Paróquia de Ribeirão organiza concerto de órgão
Iniciativa tem como objectivo homenagear Nossa Senhora.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No dia 22 de Maio, Domingo, às 17h00, a Paróquia de Ribeirão dinamiza um concerto de órgão pelo organista Filipe Veríssimo. 

O concerto tem como objectivo homenagear Nossa Senhora.

Mestre Capela e Organista Titular da Igreja da Lapa no Porto desde 2002, Filipe Veríssimo tem desenvolvido, em estreita colaboração com o Cónego Ferreira dos Santos, um trabalho ímpar no desenvolvimento e promoção da música de órgão e da música coral sacra e litúrgica em Portugal.

É formado em Música Sacra na Escola de Artes da Universidade Católica, onde estudou órgão com Franz Lehrndorfer, Martin Bernreuther e Jeremy Blasby, direção de coral com Jörg Straube, Jorge Matta e Eugénio Amorim e direção de orquestra com Cesário Costa tendo prosseguido os seus estudos de órgão em Paris com os organistas Olivier Latry e Eric Lebrun. Frequentou o Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Mestrado em Música Sacra na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

É Mestre Capela honorário da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, diretor artístico do Ciclo de Música de São Francisco e do Ciclo Internacional de Concertos de Órgão da Sé Catedral do Porto e Consultor da Santa Casa da Misericórdia do Porto para a área da Música Sacra.

Foi docente da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e do Seminário Maior do Porto.

O Instituto Politécnico do Porto conferiu-lhe o título de “especialista em música”, em reconhecimento da excelência da sua carreira profissional e da sua relevância pedagógica para o ensino superior de música em Portugal.

Em 2021 fundou o FIOMS - Festival International de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana do Porto do qual é o director executivo.

 

Programa

 J. S. BACH (1685 - 1750) 
Fantasia e Fuga em Sol menor, BWV 542
Coral: “Meine Seele erhebet den Herren”, BWV 648 

L. BOËLMANN (1862-1897) 
Suite gótica, op. 25
Introdução coral
Minueto gótico
Oração a Nossa Senhora
Toccata 

C. FRANCK (1822-1890) 
Prelúdio, Fuga e Variação, op. 18 

 

Ch.-M. WIDOR (1844-1937) 
Da Sinfonia nº 5 em Fá menor, op. 42, nº 1
Allegro Vivace
Andantino quasi Allegretto
Toccata

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Ribeirão  •  Concerto  •  Órgão
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190