Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 23 Mai 2022
Posto de Turismo do Sameiro recebe “A Missa do Galo”
Exposição do artista Telmo Macedo está disponível até ao mês de Setembro.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

“A Missa do Galo” é o tema da exposição que Telmo Macedo leva a efeito, ainda neste mês de Maio e até ao mês de Setembro, no Posto de Turismo do Sameiro. 

A exposição conta com 30 peças do figurado de Barcelos, criado em cerâmica e produzido e pintado à mão, incluindo alusões à religiosidade popular e a Nossa Senhora do Sameiro.

A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um peregrino erradamente acusado. Está associada ao monumento seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico, situado no Paço dos Condes de Barcelos.

Condenado à morte na forca depois de acusado de um crime, pediu que fosse colocado na presença de juiz, o que conseguiu. Ao entrar na casa do magistrado, que estava a meio de um banquete, voltou a afirmar a inocência e disse que era igualmente certo que o galo cantaria enquanto ele era enforcado, o que aconteceu – fazendo o juiz correr até à forca, onde percebeu que o peregrino se salvou por um nó mal feito. O homem foi então solto, regressando anos depois para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190