Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com LOC/MTC | 6 Jun 2022
XVIII Congresso Nacional da LOC/MTC é a 10 e 11 de Junho
Reunião periódica serve para avaliar os últimos três anos do movimento e eleger novos coordenadores.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), realiza nos dias 10 e 11 de Junho 2022, no Hotel do Inatel no Luso, na Mealhada, o seu XVIII Congresso Nacional.

O órgão de decisão, que reúne de três em três anos, congrega os delegados dos grupos de militantes e vários outros membros deste movimento. O Congresso conta também com representantes de organizações e associações civis e religiosas, de movimentos congéneres da Europa e do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus. A sessão de abertura será no dia 10, às 10h, e a celebração da eucaristia decorrerá no sábado, dia 11, às 10h30, na igreja paroquial do Luso, presidida por D. Virgílio do Nascimento Antunes, o bispo da Diocese de Coimbra.

Durante o Congresso haverá lugar à avaliação à vida e acção do Movimento dos últimos três anos através da apresentação dos Relatórios de Atividades e das Contas, a eleição dos novos coordenadores nacionais e a reflexão e aprovação das Linhas de Orientação para o próximo triénio. 

O documento de Linhas de Orientação, com a temática “Dignificar o Trabalho Cuidar da Casa Comum”, que será proposto para aprovação no Congresso, foi elaborado a partir das Revisões de Vida Operária dos grupos e melhorado posteriormente, pelas propostas vindas também dos grupos de militantes da LOC/MTC. 

Na tarde do primeiro dia, realiza-se uma Mesa Redonda que debate esse mesmo lema, contando com os contributos de Francisco Ferreira, presidente da ZERO, José João Rodrigues, da Casa do sal de Figueira da Foz, e José Manuel Duarte, da LOC/MTC da diocese da Guarda. Segue-se um grande espaço de debate no sentido de aprofundar denominadores comuns, que possam ajudar a uma maior intervenção cívica no espírito da encíclica Laudato Sí. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190