15 junho 2022

Nota da Vigararia – Solenidade do Corpo de Deus

A eucaristia é celebrada às 17 horas e a procissão às 18h.

Lembramos, por assertivo, da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, sacramento da Caridade, o nº 68.

“O relacionamento pessoal que cada fiel estabelece com Jesus, presente na Eucaristia, recondu-lo sempre ao conjunto da comunhão eclesial, alimentando nele a consciência da sua pertença ao Corpo de Cristo. Por isso, além de convidar cada um dos fiéis a encontrar pessoalmente tempo para se demorar na oração, diante do sacramento do altar, sinto o dever de convidar as próprias paróquias e demais grupos eclesiais a promoverem momentos de adoração comunitária. Obviamente, conservam todo o seu valor as formas já existentes de devoção eucarística. Penso, por exemplo, nas procissões eucarísticas, sobretudo a tradicional Procissão da Solenidade do Corpo de Deus…”

Santa Missa e Procissão do Corpo de Deus

A Solenidade do Corpo de Deus, que este ano se celebra no dia 16 de junho, exprime-se publicamente na Procissão, de longa tradição histórica, que reclama a nossa presença participativa.

A Eucaristia será celebrada, na Catedral, às 17h00, seguindo-se a Procissão, pelas 18h00.

Espera-se a comparência de todos os sacerdotes residentes na área da cidade (diocesanos e religiosos), dos alunos dos Seminários e dos membros das Congregações e Institutos Religiosos.

As paróquias da Cidade e do Arciprestado de Braga que puderem comparecer deverão concentrar-se, as da zona Cávado, na Praça do Município; as da zona Oeste-Veiga, nas proximidades da Igreja de S. Paulo; as da zona Cidade-Este, à volta da Catedral. A concentração deverá acontecer por volta das 17h30.

A Procissão sairá da Catedral, descerá a Rua D. Paio Mendes, seguirá pela Av. S. Miguel o Anjo, Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Largo do Paço, Rua do Souto, Rua de S. Marcos, Rua D. Afonso Henriques, Rua D. Frei Caetano Brandão e novamente Rua D. Paio Mendes.

Em frente à Catedral, onde tudo termina, far-se-á a Adoração Eucarística.

Cada paróquia trará um estandarte eucarístico ou bandeira do Coração de Jesus e será acompanhada pelo seu pároco.

Na procissão, deverão associar-se, com fé e piedade, o maior número de fiéis, recordando que a unidade da Igreja se realiza mediante o Sacrifício e a Comunhão do Corpo e Sangue do Senhor e a Eucaristia é escola de Comunhão eclesial.

Vigararia Geral da Arquidiocese de Braga