Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 27 Jun 2022
Reabilitação do Mosteiro de Tibães já começou
Obra deverá estar concluída em 180 dias e pretende também proteger o espólio artístico existente no interior do Mosteiro.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DRCN

A empreitada de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães já começou e deverá estar concluída em 180 dias.

A obra foi adjudicada à empresa Signinum – Gestão de Património Cultural, Lda, pelo valor de 249 mil euros.

"A obra na cobertura da Igreja prevê uma forte melhoria no seu desempenho técnico, aumentando significativamente a sua capacidade para uma mais eficaz condução e escoamento das águas pluviais. Esta situação vai permitir assegurar a preservação do espólio existente no interior da igreja, garantindo-lhe as condições ambientais mais adequadas", explica a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) em comunicado.

Além da intervenção física na estrutura construtiva da Igreja, um dos objectivos da obra é precisamente a protecção do espólio artístico existente no seu interior, já intervencionado e actualmente em risco de perda, por condições ambientais inadequadas à sua preservação.

"Esta acção pretende a recuperação das coberturas da igreja com revestimento cerâmico e compreende a revisão de toda a armação dos telhados existente em madeira, a sua limpeza geral e protecção, substituição de peças em mau estado de conservação, revestimento de toda a área coberta com forro ventilado de madeira de pinho tratado e substituição de toda a telha existente por telhas novas de canudo, que assentarão em ripado e contra-ripado, sobre membrana impermeável e respirável", observa a DRCN.

O Mosteiro de Tibães está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e aguarda a reclassificação como Monumento Nacional.

Desde 1986, data da respectiva aquisição pelo Estado Português, que o imóvel foi sendo recuperado e reabilitado, dado o profundo estado de degradação em que se encontrava.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190