Arquidiocese de Braga -

18 julho 2022

Peregrinação a Lemenhe, Senhora do Carmo

Fotografia Arciprestado de Famalicão

Homilia de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

\n

Caros irmãos, caras irmãs!

1. Provenientes das paróquias deste grande arciprestado de Vila Nova de Famalicão,viemos como peregrinos a este santuário de Nossa Senhora do Carmo. Saboreamos o acolhimento materno e amoroso de Nossa Senhora, num domingo em que a hospitalidade está no centro da Palavra de Deus proclamada. Hospitalidade que não é somente receber alguém em casa, mas sobretudo no coração!

Na primeira leitura, do Livro do Génesis, reparemos na simplicidade, prontidão e candura de Abraão. Abraão corre, apressa-se, esmera-se em bem receber e servir!

Abraão apresenta-se como o modelo do homem que está atento a quem passa, que partilha tudo o que tem com o irmão que se atravessa no seu caminho e que Deus recompensa, pois nunca se deixa vencer em generosidade.


2. Estando a caminho de Jerusalém, onde em breve deveria dar cumprimento à sua missão, Jesus para numa aldeia, em casa de Marta e de Maria. O evangelista Lucas descreve do seguinte modo o acolhimento dado a Jesus por parte das duas irmãs: Marta, desempenhando o tradicional papel de dona de casa, «andava atarefada com muitos serviços» exigidos pela hospitalidade, enquanto Maria, «sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra» (v. 39). À atenção de Maria contrapõe-se a agitação de Marta. Por isso, perante as suas queixas por ter sido deixada sozinha a servir, Jesus responde: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada» (vv. 41-42). 

O diálogo entre Jesus e Marta descreve bem a sua relação de amizade, que permite até que ela se lamente com o Mestre. Mas qual é o serviço que Jesus deseja? Para Ele, é importante que Marta não esteja agitada, que deixe o papel tradicional atribuído às mulheres e se coloque também ela à escuta da Sua Palavra. Como Maria, que assume um papel novo, o de discípula.

Antes de mais, deixemo-nos surpreender e encantar com Jesus Cristo, que se faz próximo com simplicidade e assim nos revela um Deus de risos e lágrimas. Acredito que, naquela casa de Betânia, Jesus reencontrava a familiaridade, a amizade, a tranquilidade e a intimidade da sua pequena Nazaré. Como temos vontade de repetir: Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem!

 

3. Reparemos também que esta passagem se encontra entre a parábola do bom samaritano – talvez a página mais sublime no que se refere à caridade para com o próximo, verdadeiro património da humanidade e de humanidade – e aquela em que Jesus ensina os seus discípulos a rezar – sem dúvida a página mais sublime sobre o relacionamento com Deus-Pai, ao ensinar-nos o Pai Nosso! Indica assim o equilíbrio necessário entre o amor a Deus e o amor aos irmãos, entre a oração e ação, ou a contemplação e o serviço.

Jesus não aprecia apenas a escuta de Maria, nem despreza o ativismo de Marta, pois “em Marta há uma preocupação que nasce de uma necessidade; enquanto em Maria há uma doçura que nasce do amor” (S. Agostinho). 

Não há verdadeiro amor a Deus ou oração que não se traduza em gestos concretos. A verdadeira oração, se queremos também nós ser discípulos de Jesus Cristo, hóspede e peregrino no meio de nós, implica que cumpramos aquela ordem colocada, antigamente, nas passagens de nível: “para, escuta e olha!” Ou seja, a oração ao jeito de Jesus Cristo terá de ser feita de olhos abertos, de mãos disponíveis e sapatos calçados, pois é oração que nos filializa, fraterniza e humaniza, avivando em nós a consciência de filhos amados de Deus, irmãos de todos e cidadãos atentos e responsáveis.

 

4. Com Maria, Mãe de Jesus, que hoje e aqui invocamos como Nossa Senhora do Carmo, aprendemos a olhar para o alto e para o lado, pois ela soube permanecer na mais alta contemplação e caminhar ao lado de cada um. Após a Anunciação, pôs-se apressadamente a caminho. Ela ensina-nos que na nossa vida cristã, a oração e a ação têm de permanecer sempre profundamente unidas.

Rezo muitas vezes o terço, junto à sede da Proteção Civil de Braga, que está sediada em espaços da Arquidiocese, bem junto à casa onde moramos. Particularmente nestes dias tão difíceis, na minha oração estão presentes os Bombeiros e todos os que estão em ação nas situações de emergência e da Proteção civil. É justo que lhes manifestemos toda a nossa gratidão, apreço e apoio. 

Estamos, num momento particularmente difícil, por isso mais unidos a todos os que combatem os incêndios: Bombeiros, forças de segurança, militares, populares. Recordamos com muito pesar o piloto, André Rafael Serra, falecido esta semana em pleno combate aos incêndios, confiando-o ao amor de Deus e pedindo a Nossa Senhora do Carmo que auxilie a sua família em hora tão dolorosa!

Mas a oração tem de levar-nos a gestos de responsabilidade. Aqui resumo os apelos da campanha “Portugal Chama”: Evitar comportamentos de risco tais como queimadas, ou fogueiras. Nos dias quentes e ventosos, não usar máquinas agrícolas e florestais; não fumar nas florestas; não lançar foguetes. Ter sempre à mão um telemóvel e em caso de deflagração de incêndio ligar para o 112.

 

5. Maria, Senhora do Carmo, é proclamada bem-aventurada, feliz, porque acreditou! A sua fé é forjada na mais alta e perfeita contemplação e no serviço mais concreto, atento e humilde. Ela oferece-nos a chave da santidade, o seu segredo: vivermos centrados na Vontade de Deus e no amor ao próximo, nunca em nós mesmos!

Aprendamos de Maria a ter uma atitude contemplativa feita de atenção e de escuta e consequentemente de ação quer diante do mistério divino, quer perante as simples realidades da vida de cada dia.

Maria escuta, decide e atua! Aprendamos de Maria a fé segura (“Eis a serva do Senhor”); a esperança confiante em Deus (“nada é impossível a Deus”); a caridade missionária (Maria pôs-se a caminho apressadamente”).

Poderá ser um bom e feliz compromisso, neste tempo de verão de férias para uns e de muito trabalho para outros: para, escuta, olha, reza e multiplica gestos de amor! 

 

5.Há uma bonita invocação da tradição cristã, que podemos recitar antes de cada atividade e que nos pode ajudar a rezar bem, para fazer melhor. Reza assim (cf. Missal, p. 171, Oração coleta, 5.-ª feira depois das Cinzas):“Fazei, Senhor, que a vossa graça inspire sempre as nossas obras e as sustente até ao fim, para que toda a nossa atividade por Vós comece e em Vós acabe”. 

 

Nossa Senhora do Carmo,
Nossa Irmã, nossa Mãe, Nossa Rainha,
Neste tempo de pandemia,
Fortalece a nossa esperança.
Nós te confiamos todos os que são mais afetados, direta ou indiretamente.
Confiamos-te todos aqueles que, de muitos modos, cuidam dos doentes e da sociedade em geral.

 

Nossa Senhora do Carmo,
Fortalece a esperança de todos os que, neste tempo marcado pela guerra na Ucrânia e por tantos conflitos e violência, 
vivem esmagados pela força destruidora das armas, pela opressão e pela injustiça.
A ti, que também foste forçada a deixar a tua terra, confiamos também todos os refugiados.

 

Nossa Senhora do Carmo,
Tu que só fazias a vontade do Pai
E estavas sempre atenta às necessidades dos outros,
intercede por todos os que são vítimas do flagelo dos incêndios,
ajuda os nossos Bombeiros e os que trabalham na Proteção Civil 
que sintam sempre a Tua proteção e a solidariedade de todos.

 

Nossa Senhora do Carmo,
Fortalece a nossa esperança.
Concede à Igreja o dom da unidade e da paz.
Alcança-nos a graça de sermos “Igreja em saída” 
Que sabe multiplicar os gestos de amor
levando a todos a esperança, a luz e a salvação de Jesus, teu filho,
hóspede e peregrino nos caminhos da vida. 
Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!

D. Nuno Almeida,
Bispo Auxiliar de Braga