Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia/Vatican News | 19 Jul 2022
Visita do Papa ao Canadá inclui missa pela reconciliação
70% dos lugares estão reservados para representantes das comunidades indígenas.
  © Chad Hipolito/The Canadian Press

O programa da viagem do Papa ao Canadá, que começa a 24 de Julho, inclui uma missa pela reconciliação no Quebec em que as comunidades indígenas vão ter uma participação especial.

No missal da visita pontifícia divulgado pelo Vaticano está indicado a que a missa vai ter lugar no Santuário de Santa Ana de Beaupré, onde uma das preces é “pelas populações autóctones e pela nossa nação”, para que as palavras e gestos de reconciliação abram caminho a um futuro cheio de esperança”.

O Santuário de Santa Ana de Beaupré é um dos locais de peregrinação mais antigos e populares da América do Norte. Estima-se a presença de entre 10 e 15 mil pessoas na missa de 28 de Julho, quer dentro, quer fora da basílica. 70% dos lugares estão reservados para representantes das comunidades indígenas.

Na viagem apostólica, o Papa Francisco vai ainda estar em Edmonton, a segunda cidade canadiana com maior número de indígenas, e Iqaluit, onde cerca de metade da população é Inuit – cuja delegação convidou pessoalmente o Papa a ir a este território do norte do país.

O logótipo da viagem é apresentado pela Santa Sé como um “design indígena com rico simbolismo”, cujo processo criativo foi, explica Shaun Vicente – autor do logo –, “inspirado na natureza, principalmente nas terras da minha família em St. Laurent, Manitoba, uma comunidade mestiça”.

O designer indígena explica que “a comunidade está no centro do que eu queria retratar, com a rena e manadas de bisões, os peixes e as águias, com uma pomba da paz e as chaves de São Pedro representando o Espírito Santo e o Papa – colocadas entre os animais e elementos da terra, céu e água”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social