2 setembro 2022

Teólogo João Manuel Duque recebe Prémio Árvore da Vida a 15 de Setembro

dacs

Sessão tem lugar no Espaço Vita, às 21h30, e conta com uma análise da obra e do pensamento de João Duque.

O teólogo João Manuel Duque vai receber o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, no dia 15 de Setembro, numa sessão pública que vai ter lugar no Espaço Vita, em Braga, às 21h30.

A sessão do dia 15 de Setembro vai contar com uma análise da obra de João Duque e dos aspectos mais relevantes do seu pensamento” pelo professor João Carlos Loureiro, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de acordo com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. O galardoado irá depois dissertar sobre os principais problemas e perspectivas na situação atual da teologia”.

A distinção de João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, foi anunciada em Novembro de 2021. O júri do prémio declarou considerá-lo como “um cruzador de fronteiras” entre a teologia e a filosofia, os saberes e a arte, especialmente a música, e destacou a sua “reiterada reflexão no campo”, traduzida em diversas publicações e no ensino na Escola de Artes da UCP, no Porto.

O professor catedrático da Faculdade de Teologia afirmou, aquando do anúncio, que o prémio é uma “valorização” da teologia e “do papel do trabalho da teologia na relação com o exterior da Igreja, com o mundo em geral e com a cultura em particular”.

O Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído para destacar um percurso ou obra que reflicta o humanismo e a experiência cristã, é composto pela escultura ‘Árvore da Vida’, de Alberto Carneiro, e 2.500 euros, e conta com o patrocínio da Fundação Ilídio Pinho. Em 2021, o júri foi presidido por D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais – que vai entregar a distinção –, e composto por Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, P. Júlio Trigueiros, SJ e Maria Teresa Dias Furtado.

Desde 2005, o prémio já galardoou o poeta Fernando Echevarría, o cientista Luís Archer S. J., o cineasta Manoel de Oliveira, a classicista Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, o pedagogo Roberto Carneiro, o jornalista Francisco Sarsfield Cabral, a artista plástica Lourdes Castro, o professor de Medicina e Bioética Walter Osswald, o actor e encenador Luís Miguel Cintra, o actor Ruy de Carvalho, o historiador José Mattoso e o ensaísta Eduardo Lourenço.