Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 21 Set 2022
Curso de Liturgia para músicos começa em Outubro
No total, são trinta sessões via Zoom, às quartas-feiras, das 20h30 às 21h10, decorrendo a primeira no dia 12 de Outubro.
  © DR

A Vigararia para a Celebração da Fé, em colaboração com a Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica, vai propor uma formação anual de Liturgia para Músicos que irá decorrer online.

Do programa constam "A «Palete Sonora» do culto cristão e o seu enraizamento ritual", "As diversas formas musicais litúrgicas na sua dinâmica celebrativa", "Os ministérios musicais litúrgicos e o seu perfil humano, espiritual e eclesial" e a "Leitura e análise dos principais documentos eclesiais sobre a música na liturgia".

Esta formação, com o custo único de 30€, é o primeiro passo necessário para que os músicos sejam creditados para o exercício em contexto litúrgico. O curso está aberto a participantes de língua portuguesa. A edição do ano passado contou com cerca de 40 participantes de todo o país.

As inscrições são feitas junto da Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica, através do endereço emlsf@arquidiocese-braga.ptTodas as datas do curso encontram-se no cartaz.

"Há cada vez mais grupos musicais a oferecer os seus préstimos para diversas celebrações litúrgicas. É inegável que a qualidade musical dos intérpretes tem vindo a melhorar. Todavia, nota-se também uma cada vez maior inadequação das músicas propostas à liturgia cristã. Para ser usada numa celebração, não basta que uma música seja musicalmente boa e bem interpretada, tem de ser também liturgicamente adequada", explica o Cónego Hermenegildo Faria, Vigário Arquiepiscopal para a Celebração da Fé e formador do curso.

Palavras-Chave:
Liturgia  •  Música  •  Curso  •  EMLSF