Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 5 Dez 2022
Santuário da Lapinha celebra dia da Imaculada Conceição
Além da Celebração e da Procissão, santuário inaugura a exposição: “Lapinha, território, devoção e mito.

O santuário de Nossa Senhora da Lapinha, situado na paróquia de São Lourenço de Calvos, arciprestado de Guimarães/Vizela, vai celebrar o dia da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

O programa inicia às 10h com a Celebração da Eucaristia, seguindo-se a plantação de árvores para assinalar a JMJ. Além da Procissão em honra de Nossa Senhora, que tem início às 17h30, o Santuário vai inaugurar a exposição: “Lapinha, território, devoção e mito.

A exposição é inaugurada no dia 8 de dezembro e está aberta ao público até 26 de fevereiro de 2023.

Em comunicado, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha refere que “o culto à Senhora da Lapinha alimentou, ao longo da diacronia, a identidade cultural dos habitantes locais, sacralizando e protegendo os campos de cultivo.

Acrescenta ainda que na “exposição é reunida uma seleção das peças que constituem o espólio da Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha, evocando a ligação da imagem ao lugar e a manutenção da devoção ao longo dos séculos através dos objetos artísticos”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva