Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
20 Nov 2022
Plano Pastoral para 2022/2023
Onde há amor, aí habita Deus

-> CARTA PASTORAL <-

-> CALENDÁRIO 2022/2023 <-

O início do ano Pastoral foi alterado para o I domingo do Advento de forma a coincidir com o início do ano litúrgico.

O que começa, de facto, é o ano litúrgico. É ele que nos acompanha na vida de Cristo, nos mistérios da vida de Cristo.

É do ritmo da liturgia, daquilo que ela nos propõe, da vivência constante, permanente e repetida dos mistérios de Cristo, que decorre tudo o resto. Tudo acontece a partir dos mistérios da vida de Jesus, vividos neste ritmo que nós também conhecemos e que chamamos de ano litúrgico.

Vamos começar um novo ano litúrgico, no primeiro domingo do Advento, e a partir daqui vamos tentar adaptarmo-nos à nova forma de ver a vida cristã, e, acima de tudo, à volta da liturgia.

O Papa Francisco já referiu várias vezes que “a Igreja que Deus sonha para o terceiro milénio, é uma Igreja sinodal”. Assim, nós não teremos um programa pastoral! Não teremos uma proposta pastoral com sete, oito ou nove objetivos que, na realidade, acabam por não conduzir a lado algum.

O Programa Pastoral, nos últimos anos, apresentava nove ou dez objetivos. Em nove meses é impossível concretizar esses objetivos, mesmo que nos dedicássemos a um por cada mês. O ritmo das comunidades não é este e, portanto, é preciso pensar as coisas de uma forma diferente.

Para isso, é necessária outra mudança de caráter mais estrutural, para que seja possível ajudar as comunidades a implementar aquilo que nós pretendemos, que é a proposta do Papa Francisco para uma Igreja sinodal. Sinodalidade não é apenas uma palavra, mas sim uma forma de ser Igreja viva. Diríamos quase, e utilizando uma linguagem de computadores, que é necessário mudar o sistema operativo da Igreja.

Do ponto de vista pastoral, podemos dizer que a singularidade é o sistema operativo que o Papa quer instalar na vida das nossas comunidades. Um programa pastoral, ainda que preparado por um Conselho Pastoral que tem a missão de apoiar o bispo, acaba por ser algo que vem “de cima” e é simplesmente apresentado às paróquias para que estas o coloquem em prática. Nós queremos inverter o processo, um bocado à imagem do que fez S. Paulo. Nas suas cartas às comunidades, S. Paulo não dizia o que era para fazer. Não definia objetivos. A carta chegava à comunidade na esperança de que a comunidade a agarrasse e, diante da sua realidade, tentasse vivê-la. De certa forma foi isso que nós pedimos e que o nosso bispo aceitou. De facto faz todo o sentido seguir esta dinâmica. Escrever uma carta pastoral às comunidades, e estas, com base naquilo que é referido, viverem à sua imagem.

A carta pastoral é o ritmo para as paróquias. O que estamos a fazer é semelhante ao que aconteceu com o Sínodo. Queremos escutar os pequenos grupos nas paróquias, visto que as pessoas valorizaram muito o serem escutadas, o poderem participar e ajudar a discernir um caminho. Com base na carta pastoral, e com a equipa diocesana, vamos ajudar as paróquias a implementar o que lá é referido.

No fundo, a paróquia tem de fazer a sua própria análise e dizer: se o caminho é este, se o novo sistema de trabalho é este, nós temos que dar passos para, mesmo que no princípio falhe, seguirmos este modo de trabalho. Muitas vezes as pessoas até têm vontade de fazer coisas novas e diferentes, mas sentem alguma dificuldades na execução. Nós vamos ajudar nessa parte para que isto não seja um obstáculo. Ao jeito, mais uma vez, daquilo que fez o Sínodo que foi, “está aqui o documento, estão aqui as questões, trabalhem desta forma, neste ritmo etc”, vamos tentar proporcionar material que permita aos diferentes grupos das comunidades pegar no conteúdo da carta e trabalhá-lo de acordo com a sua realidade.

Pe. Sérgio Torres - Secretário-Geral da Coordenação Pastoral
Igreja Viva-24 novembro 2022