Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Procissão dos Passos regressa às ruas de Barcelos
Procissão percorrerá as ruas da cidade no dia 5 de março
  © paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos

Após dois anos de interregno, a Procissão do Senhor dos Passos voltará ao centro da cidade de Barcelos, no dia 5 de março, informa a paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos no seu boletim semanal.

«Apesar da ausência de pronunciamentos sobre a Procissão dos Passos, o que pode ser lido como desinteresse dos paroquianos, a Comissão dos Passos, convocada pelo Prior, decidiu manter a Procissão no ano de 2023», pode ler-se no “Construir”. Contudo, posteriormente, é possível que a Procissão dos Passos de Barcelos, que é precedida da Procissão do Silêncio, venha a realizar-se de dois em dois anos, «face às dificuldades crescentes em realizá-la».

Segundo refere o boletim paroquial, esta ideia de descontinuar no tempo a procissão não é nova, pois sabe-se que houve tempos em que ela se realizava de quatro em quatro anos e, noutros, até houve interrupções.

De acordo com o site da paróquia, a Procissão dos Passos de Barcelos será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e percorrerá o trajeto habitual, com saída da Igreja Matriz com o andor do Senhor dos Passos, e o encerramento a fazer-se em frente do templo do Senhor da Cruz. No dia 28 de janeiro, a partir das 10h00, haverá um peditório de rua na cidade para ajudar a fazer face às despesas inerentes a esta procissão.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva