Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM - Jorge Oliveira | 5 Fev 2023
Símbolos da JMJ fazem jovens irradiar alegria em Famalicão
“É uma oportunidade única para todos partilharem a mesma fé, com o sentido pleno que a JMJ acontece, pela primeira vez, em Portugal”, refere o COA.
  © DR

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude cumpriram no dia 4 de fevereiro o terceiro dia de peregrinação no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

Ao Diário do Minho, o Comité Organizador Arciprestal (COA) destacou a adesão e o entusiasmo dos muitos grupos de jovens nestes primeiros dias de peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora por território famalicense, numa caminhada de preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude.

“Tem sido extraordinário. Todos querem aproximar-se e tocar nos símbolos. E quando lhes é dada a responsabilidade de os carregar, os jovens ficam emocionados e irradiam alegria”, descreveu Ana Novais, da Equipa da Pastoral Juvenil de Vila Nova de Famalicão.

Na manhã, depois de uma curta paragem no quartel dos Bombeiros, com Guarda de Honra, os grupos de jovens levaram os símbolos em procissão até Igreja Nova de Antas, acompanhada pela fanfarra de escuteiros do Agrupamento 291 Calendário. Naquele templo houve um momento de oração seguido de uma tarde recreativa com música e teatro, assegurada por grupos de jovens de várias paróquias.

No sentido de envolver o máximo de população nesta peregrinação dos símbolos, o Arciprestado definiu cinco zonas onde a Cruz e o ícone mariano vão estar um período do dia para que as comunidades vizinhas possam visitar e rezar junto dos mesmos.

“É uma oportunidade única para todos  partilharem a mesma fé, com o sentido pleno que a JMJ acontece, pela primeira vez, em Portugal”, refere o COA.

Da Igreja Nova de Antas, os símbolos foram levados para o Mercado Municipal, onde decorreu um “moonset”, animado por um DJ, até ao momento da peregrinação que se seguiu pelas ruas da cidade em direção à Igreja Matriz, com passagem pelo Hospital.

Momentos que contaram com a presença de muitos jovens famalicenses e que foram acompanhados também pelo bispo auxiliar de Braga D. Delfim Gomes, indicou Ana Novais. O prelado já havia participado, na noite anterior, na adoração e Via Sacra na vila de Riba d’Ave.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva