6 fevereiro 2023

Comunidades de Barcelos desafiadas a viver com fé peregrinação dos símbolos da JMJ

Fotografia DR

DM - Jorge Oliveira

Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença na cerimónia de receção da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora.

Transportados numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegaram ontem, dia 5 de fevereiro, ao Arciprestado de Barcelos vindos do Arciprestado vizinho de Famalicão.

Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença na cerimónia de receção da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que decorreu em frente ao quartel daquela corporação de Bombeiros com Guarda de Honra.

A cerimónia inclui a bênção dos capacetes de um grupo de motards que acompanhou de seguida a viagem dos símbolos até ao centro da cidade de Barcelos.

Na cerimónia de receção, o pároco de Viatodos convidou todos os grupos de jovens, movimentos paroquiais e comunidades de Barcelos a participarem e a viverem a peregrinação dos símbolos da JMJ, a qual considerou um momento “único” e “histórico”.

“A Cruz peregrina bem como o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são objetos, mas eles trazem uma mensagem que nós não podemos menorizar nem ignorar. Eles são símbolos de fé, não de superstição” referiu o padre Jorge Gomes.

O sacerdote, que manifestou a sua satisfação pelo grande número de pessoas presentes nesta cerimónia ao ar livre, acrescentou que todos – jovens e menos jovens – devem olhar para os símbolos não só com os olhos, mas também com o coração, e devem “ficar felizes”, porque estão ser testemunhar um acontecimento que, além de ficar para a história, vai marcar muitas vidas.

O padre Paulo Sá, responsável do Comité Organizador Arciprestal, agradeceu aos Bombeiros de Viatodos e a todos os presentes esta receção calorosa e convidou todas as comunidades barcelenses a participar na peregrinação dos símbolos da JMJ, que decorrerá até amanhã.

Para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos foi um orgulho enorme» ser a primeira instituição de Barcelos a receber e também a transportar os símbolos da JMJ.

“Como somos uma corporação que tem muita juventude faz todo o sentido estamos presentes na JMJ. A nossa Associação estará sempre recetiva a este tipo de iniciativas, quer sejam locais, nacionais ou até mundiais”, assinalou Marco Carvalho, um dos membros da Direção.

Depois da receção, os símbolos da JMJ foram transportados até à igreja da Misericórdia de Barcelos, sempre acompanhados por motards.

De tarde estiveram ainda em exposição no Santuário da Senhora da Aparecida, em Balugães, e da Senhora da Franqueira, para uma oração mariana.

De seguida regressaram ao centro da cidade, onde foi celebrada uma missa campal em frente ao Templo do Senhora da Cruz, presidida por D. Nuno Almeida. Dirigindo-se aos jovens, o bispo auxiliar de Braga disse que Deus espera deles “disponibilidade, decisão e diferença".

Disponibilidade, “para procurar a vida em plenitude”, decisão, para se deixarem “acompanhar por Jesus Vivo” e “diferença que se experimenta na fidelidade ao Evangelho”.

Recordando as Leitura do dia, o prelado desafiou os jovens  a serem «sal da terra e luz do mundo», referindo que  “se a luz ou o sal permanecerem fechados não servem para nada”.

“Aceitemos o grande desafio: levar o sal e a luz, a alegria e o sabor do evangelho, aos lugares mais difíceis, às pessoas mais distantes”, apelou.

Depois da Eucaristia, os símbolos foram levados em cortejo até ao pavilhão Municipal, onde decorreu um jogo de futsal entre uma equipa de padres e outra de advogados, e uma festa noturna com música DJ.