Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Ecclesia | 7 Fev 2023
Sínodo 2021-2014: Delegação da Conferência Episcopal aponta necessidade de “maior transparência” e assume “tensões” na Igreja
Síntese apresentada na Assembleia Continental aborda ordenação sacerdotal de homens casados e “novas realidades sociais e afetivas”
  © Carmo Rodeia

A Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apresentou hoje em Praga o seu contributo para a Assembleia Continental do Sínodo 2021-2024, que apela a uma maior “transparência” e assume “tensões” em temas ditos “fraturantes”, na Igreja.

“Ressoa a necessidade de sermos uma Igreja com maior transparência nos processos de decisão e na sua comunicação, que dialoga com o mundo a partir da cultura numa perspetiva de ‘rasgar caminhos’, trazendo o Evangelho e a espiritualidade para o centro do debate público”, refere o texto, lido durante os trabalhos desta manhã, na capital da República Checa.

Perante cerca de 600 participantes de 39 conferências episcopais, que acompanham a assembleia de forma presencial e online, a intervenção da delegação da CEP apresentou preocupações com a “relevância cada vez menor” da dimensão institucional da Igreja, “numa Europa cada vez mais descristianizada”.

A síntese do episcopado português, após nova consulta às equipas sinodais diocesanas, sublinha a urgência de “rever a comunicação e linguagem da Igreja (para dentro e para fora) e a ocupação do espaço público como uma voz credível e de serviço”.

O texto assume a dificuldade em “acolher todos de igual forma” e em “aceitar a diversidade” no seio da Igreja – dando como exemplo os casais em segunda união, pessoas com atração pelo mesmo sexo ou em uniões homossexuais-, bem como em “valorizar a fragilidade”, particularmente a das pessoas com deficiência.

A equipa da CEP regista ainda “tensões diversas” no debate em curso sobre temas “ditos fraturantes” – o acesso das mulheres ao sacramento da ordem; a ordenação de homens casados; a identidade sexual e de género; a educação para a afetividade e sexualidade; e o celibato dos padres.

O documento aponta, nas suas prioridades, a necessidade de refletir sobre o ministério ordenado, “considerando a possibilidade de ordenar presbíteros homens casados”.

Importa, também, explicar o que significa promover uma igreja ministerial, clarificando o papel de leigos e sacerdotes, refletindo sobre a ausência dos jovens e do clero neste processo sinodal”.

A Assembleia Continental acontece após um processo global de consulta às comunidades católicas, lançado pelo Papa em 2021, do qual resultaram relatórios nacionais e, a partir destes contributos, um documento de trabalho, elaborado pela Santa Sé, que foi devolvido às dioceses de todo o mundo.

A CEP admite que esta nova fase teve “menor participação”, mas refere um reconhecimento “transversal” da “validade do processo sinodal”.

Entre as preocupações apresentadas em Praga estão “forma como são geridas as situações de abusos sexuais”, o “clericalismo” e a “comunicação hermética”, por parte da Igreja.

A nova síntese nacional, enviada à agência ECCLESIA pede ainda um “reconhecimento da igualdade e dignidade de todos os batizados”, admitindo que é necessária uma “Igreja ministerial que não esteja centrada no ministério ordenado”.

Outro foco de tensão identificado no texto está na Liturgia, face às “sensibilidades pré e pós-conciliares”, apontando a “questões relacionadas com os grupos que se opõem à mudança”.

A ação social e ecológica, o diálogo ecuménico e a participação das mulheres, para a promoção de uma verdadeira “cultura sinodal”, são outras as prioridades apontadas.

A intervenção chamou a “dar prioridade aos jovens, defendendo a importância de lhes dar voz e lugar na vida da Igreja e encontrar verdadeiros projetos de renovação que os incluam, como por exemplo, em Portugal, a Jornada Mundial da Juventude deste ano”.

O texto foi lido em francês – uma das línguas de trabalho, ao contrário do português – por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, da Equipa Sinodal Nacional da CEP.

Delegação Portuguesa

A delegação portuguesa em Praga é composta por D. José Ornelas, presidente da CEP; padre Manuel Barbosa, secretário da CEP e coordenador da Equipa Sinodal Nacional; Carmo Rodeia e Anabela Sousa.

Outros dez delegados participam online: os restantes membros da Equipa Sinodal da CEP – Isabel Figueiredo, Paulo Rocha, Pedro Gil e Padre Eduardo Duque – e representantes das equipas sinodais diocesanas dos Bispos que compõem o Conselho Permanente – Braga (padre Paulo Terroso, também membro da Equipa de Comunicação do Sínodo), Coimbra, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto e Santarém.

Em Praga está ainda a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, como presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC).

A Assembleia Continental Europeia divide-se em dois momentos distintos: o primeiro, até 9 de fevereiro, é uma assembleia eclesial com a participação de 200 pessoas presencialmente e 390 online; o segundo momento, de 10 a 12 de fevereiro, é reservado aos bispos que presidem às 39 Conferências Episcopais da Europa.

As assembleias continentais estão a ser desenvolvidas de acordo com a seguinte divisão: Europa (CCEE), América Latina e Caraíbas (CELAM), África e Madagáscar (SECAM), Ásia (FABC), Oceânia (FCBCO), América do Norte (EUA/Canadá) e Médio Oriente (com a contribuição das Igrejas Católicas orientais).

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023; Francisco decidiu que a mesma terá uma segunda etapa, em 2024.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social