Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM | 23 Fev 2023
Fafe junta mil pessoas na festa de receção dos símbolos da JMJ
Cruz peregrina e ícone mariano cumprem hoje o terceiro e último dia de peregrinação
  © DR

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão a percorrer o Arciprestado de Fafe, visitando hoje escolas, ao longo da manhã e da tarde.

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa de Nossa Senhora Salus Populis Romani foram recebidos na passada terça-feira no Santuário de Nossa Senhora do Viso, em Celorico de Basto, de onde seguiram em direção ao Santuário da Senhora das Neves, passando pelo famoso salto do troço do Rally Serras de Fafe.

“As primeiras horas dos símbolos da JMJ em Fafe passaram com intensidade e a toda a velocidade, qual rali e o seu famoso salto da Pedra Sentada, acompanhados por dezenas de jipes todo o terreno e não só, no percurso entre Celorico e Fafe”, disse a Equipa Arciprestal de Comunicação.

O Santuário da Senhora das Neves, na Lagoa, acolheu o primeiro momento orante, presidido por D. Nuno Almeida, findo o qual teve lugar uma peregrinação motard serra abaixo até à cidade acompanhada por centenas de motociclistas, “em ambiente de grande entusiasmo”.

À noite, no Pavilhão Municipal, no centro da cidade, realizou-se uma grande festa – “A Festa Jovem JMJ”, que juntou mais de 1000 pessoas de todas as idades e em que participaram os vários grupos juvenis do concelho. Um momento que contou com “muita música e dança” e terminou com a actuação de um DJ.

Ontem de manhã, segundo dia de presença em território de Fafe, estava previsto levar os símbolos da JMJ ao recinto da feira semanal, com a participação dos jovens que já estão inscritos na JMJ, mas a visita foi cancelada devido às desfavoráveis condições atmosféricas.

De tarde, a Cruz peregrina e o ícone mariano estiveram em exposição na Igreja Nova de Fafe para veneração.

À noite realizou-se uma vigília de oração a nível arciprestal na igreja de São Gens.

O dia de hoje, o último de peregrinação dos símbolos no arciprestado, está reservado para a visita às escolas de Fafe.

Às 19h30, na igreja de Arões S. Romão, terá lugar a Eucaristia de envio e despedida, finda a qual a Cruz e o ícone mariano serão entregues ao arciprestado de Guimarães/Vizela.

Antes da receção dos símbolos, o padre Vítor Araújo, que dirige o Comité Organizador Arciprestal, mostrou-se convicto de que esta peregrinação vai «proporcionar aos fafenses, jovens e adultos, momentos diversificados de encontro e de festa, de celebração e de oração para promover e dar a conhecer o grande encontro mundial de jovens que decorrerá em Lisboa, na primeira semana de agosto».

Esta passagem dos símbolos por Fafe tem motivo também apelos ao acolhimento de jovens estrangeiros em famílias de acolhimento durante os Dias nas Dioceses, entre 26 e 31 de julho, disse o arcipreste de Fafe, o padre José António Carneiro.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva