5 março 2023

Pastoral Familiar vai reforçar formação para agentes

Fotografia DR

DM - Jorge Oliveira

Departamento anuncia mais encontros no próximo ano pastoral

O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga pretende, no próximo ano pastoral, não só dar continuidade como também  aumentar o número de encontro de formação para agentes da Pastoral Familiar.

O propósito foi avançado ontem pelo casal coordenador do Departamento, Amândio e Rosa Cruz, no decorrer do terceiro e último encontro de formação desta ano pastoral, que decorreu no Centro Pastoral e Cultural da Arquidiocese com o tema “Os desafios dos agentes da Pastoral Familiar na atualidade”, desenvolvido pelo padre Paulo Duarre. S.J.

Amândio Cruz fez um  balanço "muito positivo" destes três encontros, mostrando-se convicto de que a reestruturação da Pastoral Familiar na Arquidiocese "passa por este tipo de formação", começando pelas bases, as pessoas, para que elas possam fazer surgir a vivência da pastoral familiar nas suas comunidades, nos seus ambientes.

"É preciso ir ter com as pessoas e trazê-las para lhes mostrar a beleza que é a família, para que elas possam viver e ser expressão da vida de Jesus Cristo", defendeu.

Neste terceiro encontro de formação para agentes da pastoral familiar, o padre Paulo Duarte destacou que as dimensões da Igreja, a relação e o afeto começam na família, e incentivou a transmitir em casa o testemunho da escuta, o testemunho do estar, de ajudar na educação, desafios que se colocam na atualidade.

E partindo de casa, acrescentou, a família pode e deve ajudar a comunidade a "viver na unidade de Cristo" e a ser testemunho de acolhimento, de diálogo, mais ainda neste tempo em que a Igreja está a passar uma crise, por causa dos casos de abusos sexuais por membros do clero.

Sobre esta questão, o sacerdote jesuíta disse que vê "como esperança a reatividade contra a Igreja".

"Ainda que manifestado de forma negativa, isso significa que há um afeto, é sinal de que lá no fundo ainda há um desejo de uma Igreja", sustentou, acrescentando que "o grande problema é quando há indiferença".

O padre Paulo Duarte lembrou que o grande testemunho do cristão "é o ser portador da Luz de Cristo".

No primeiro encontro, em outubro, o sacerdote falou sobre o que é ser Igreja, no sentido teológico, enquanto na segunda sessão discorreu sobre o serviço da família na Igreja.