10 março 2023

Paróquias de Barcelos recebem Visita Pastoral

Fotografia DR

Sampaio Viana

Nesta fase serão visitadas 30 paróquias da zona norte do Arciprestado de Barcelos

As 30 paróquias da zona norte do Arciprestado de Barcelos preparam-se para receber, já a partir do próximo dia 18 deste mês de março, a Visita Pastoral do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e dos Bispos Auxiliares, D. Nuno Almeida e D. Delfim Gomes. Estas 30 paróquias estão confiadas ao cuidado pastoral de dez párocos.

A Celebração Eucarística de abertura da Visita Pastoral está marcada para as 15h do próximo sábado, na igreja paroquial de Aborim, juntando representantes das diversas comunidades paroquiais com a bandeira do seu padroeiro.

A Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral às paróquias da zona norte está marcada para o próximo dia três de junho, às 15h, no santuário de Nossa Senhora Aparecida em Balugães.

Pelo meio, terão lugar três encontros temáticos de formação, sempre na Casa de Nazaré, situada em Carapeços. No dia 21 de março, às 21h, realiza-se o encontro para o setor da liturgia. No dia 24 de abril, às 21h30, é a vez do setor da Palavra. No dia 16 de maio, às 21h30, tem lugar o encontro do setor da caridade.

A paróquia de S. Tiago de Feitos é a primeira comunidade a ser visitada por D. Nuno Almeida. No dia 26, D. Delfim Gomes faz a Visita Pastoral às paróquias de Tregosa e Fragoso, enquanto que D. Nuno Almeida visita Aldreu e Palme.

O Arciprestado de Barcelos tem 89 paróquias. Está dividido em três zonas pastorais: norte, centro e sul. Depois da zona norte, a Visita Pastoral faz-se na zona centro, concluindo-se com a zona sul.