Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM - Francisco de Assis | 27 Mar 2023
Peregrinação ao Bom Jesus do Monte foi apelo à conversão e à fé na ressurreição
Uma multidão acompanhou D. José Cordeiro, a Confraria do Bom Jesus e a Irmandade de Santa Cruz.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Francisco de Assis

Com um tempo primaveril a ajudar, muitos cristãos peregrinaram ontem desde a Igreja de Santa Cruz até ao Bom Jesus. Uma caminhada que culminou com Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Braga, que considerou a peregrinação como uma metáfora da vida e deixou apelos à conversão e à fé na Ressurreição.

A caminhada fez-se com a recitação do terço, cânticos e orações específicas sobre situações concretas do dia a dia das pessoas e as suas dificuldades.

A peregrinação teve como mote “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, numa alusão ao tema da Jornada Mundial da Juventude.

Na homilia, D. José Cordeiro, aproveitando-se do diálogo no Evangelho, entre Maria, Marta e Jesus, sobre a morte de Lázaro, que no fundo é um diálogo sobre a fé, lembrou que esta é a questão central do cristianismo. Jesus perguntou a Maria: acreditas nisto? ou seja, acreditas na Ressurreição? Depois de concordar que "a morte é o último ato de confiança que se pode ter em Deus", uma vez que significa a crença na Ressurreição, D. José fez a mesma pergunta aos presentes, sustentando que uma boa parte dos católicos não acredita convictamente nesse pressuposto, que é a base da fé cristã.

Sobre a peregrinação,  o prelado enfatizou que Bom Jesus foi criado para ser local de oração. E, apesar de ser muito concorrido pela sua beleza, interesse histórico e patrimonial, por bracarenses e turistas de vários pontos do planeta, continua a ser sobretudo um local de evangelização. 

Aliás, a própria peregrinação penitencial é também um apelo à conversão, neste tempo propício que é a Quaresma.

Aplausos e vivas à imagem do Bom Jesus que voltou a sair da basílica

Um dos momentos de grande simbolismo aconteceu quando a imagem do Bom Jesus do Monte saiu da basílica, foi aplaudida pela multidão.

Além dos aplausos, o cortejo da basílica até ao altar no exterior foi acompanhado por vivas e pedidos de bênçãos à cidade e à Arquidiocese de Braga.

No cortejo foram os membros da Confraria do Bom Jesus e da Irmandade de Santa Cruz.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190