Arquidiocese de Braga -

25 setembro 2023

O VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO da Pastoral Universitária de Braga está de volta!

Fotografia Divulgação

Departamento da Pastoral Universitária

O projeto da da Pastoral Universitária de Braga é destinada aos universitários que pretendem contribuir ativamente e de forma responsável para a solução dos problemas que afetam a sociedade

\n

No próximo dia 25 de setembro, o Centro Pastoral Universitário (CPU) recebe a sessão de apresentação de todos os projetos de voluntariado local dinamizados pela Pastoral Universitária, às 21h, no auditório do CPU. 

O VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO é uma atividade da Pastoral Universitária de Braga destinada aos universitários que pretendem contribuir ativamente e de forma responsável para a solução dos problemas que afetam a sociedade, participando de forma solidária e fraterna em projetos de voluntariado onde o foco principal da ação é a relação com o próximo. São atendidas várias instituições de Braga e Guimarães e em cada uma delas tem um coordenador que acompanha os voluntários e com eles desenvolve o trabalho junto dos utentes.
A proposta é que os
jovens que procurem sair da sua rotina académica e que vivam uma “experiência de entrega ao outro” durante este ano letivo, podendo escolher pelo menos um dos seguintes projetos:
 

Projeto Mais Horizonte: voluntariado centrado no acompanhamento de crianças e adolescentes provenientes de contextos sociofamiliares mais fragilizados. Este voluntariado decorre em Braga no IMA, Colégio São Caetano e em Guimarães no Lar Sta. Estefânia.

Projeto Mais Proximidade:  voluntariado que é desenvolvido em parceria com a PSP de Braga e que pretende responder às fragilidades enfrentadas pela população idosa do concelho de Braga. Supõe um acompanhamento personalizado entre um jovem e um idoso e tem por objetivo fomentar a relação entre gerações e o combate à solidão sénior. 

Projeto (Des)Construir: voluntariado que promove ações de apoio e acompanhamento de idosas portadoras de doença mental que são utentes da Casa de Saúde do Bom Jesus, ao cuidado das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e das idosas do Lar Residencial institucionalizados no Lar de Idosos e Lar Residencial do Instituto Monsenhor Airosa (IMA).

Projeto Homem: voluntariado que desenvolve ações de apoio e interação com jovens e adultos que se encontram no Centro de Solidariedade de Braga/Projeto, instituição que promove o tratamento e a reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências. Pretende-se promover valores como o respeito e a dignidade da pessoa humana.

Cáritas: voluntariado que é desenvolvido na Cáritas, nas valências da cantina e do roupeiro social, e tem por objetivo o apoio e acompanhamento de utentes que procuram a instituição devido a vulnerabilidades de ordem social e económica. Tem por objetivo desenvolver o sentido da solidariedade e da responsabilidade social dos jovens.

Para saber mais, inscreva-se na sessão de apresentação aqui