Arquidiocese de Braga -

30 outubro 2023

V Jornada - A Bíblia de Almeida

Fotografia Sociedade Bíblica de Portugal

DACS com Elisa Lessa

O evento decorre na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no dia 31 de outubro, às 15h

\n

A Sociedade Bíblica de Portugal organiza, juntamente com a Cátedra UNESCO de Estudos Globais (Universidade Aberta), o Departamento de Música (área das Ciências Musicais da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas) da Universidade do Minho, a "V Jornada - A Bíblia de Almeida", no 31 de outubro, às 15h, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

O encontro terá intervenções de: Luís Menezes Fernandes, da Universidade de Coimbra, que abordará a questão da oralidade da tradução da Bíblia, empreendida por João Ferreira Annes de Almeida no século XVIII;Rita Mendonça Leite, da Universidade Católica Portuguesa, que tratará de dois aspetos particulares da história da colportagem em Portugal (a norte e no feminino); José Barbosa Machado, da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, que falará dos "Evangelhos e Epístolas" publicados por Rodrigo Álvares em 1497 no Porto; e Elisa Lessa, da Universidade do Minho, que colocará em discussão a relação entre a Bíblia e a música.

Há ainda uma exposição com referências a instrumentos musicais na tradução da Bíblia de João Ferreira Annes de Almeida e uma intervenção musical. A entrada é livre.

A obra de Almeida

Este ano assinala-se os 270 anos da tradução completa de Almeida. Considerando a importância das oficinas tipográficas a norte do país, nomeadamente na impressão dos primeiros textos bíblicos impressos em língua portuguesa, elegemos a cidade de Braga para acolher este evento com a colaboração da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

No ano 2028 celebram-se os 400 anos do nascimento de João Ferreira d'Almeida – autor da primeira tradução completa da Bíblia para a língua portuguesa. No âmbito desta efeméride a Sociedade Bíblica de Portugal desenvolveu um programa de Animação Bíblica e Cultural a que deu o nome Década de Almeida. Trata-se de um vasto conjunto de atividades que, ao longo de 10 anos (2018-2028), entre muitos aspetos pretende resgatar o nome e a obra de Almeida do anonimato, académico e cultural, ao qual tem sido remetido. Um dos eventos que visa cumprir este objetivo é a V Jornada: A Bíblia de Almeida. Uma iniciativa de natureza académica que, a cada ano, e em diferentes instituições e regiões do país, põe à discussão entre outros assuntos complementares, um tema que ajuda a incrementar o conhecimento, quer sobre a vida do tradutor, quer sobre a sua proposta de tradução das Sagradas Escrituras.