Arquidiocese de Braga -

17 novembro 2023

Museu Pio XII inaugura exposições de presépios

Fotografia

"Paz na Terra aos homens de boa vontade" e "Um Menino nos foi dado" estarão abertas ao público durante o mês de dezembro

\n

O Museu Pio XII, no centro de Braga, acolhe duas exposições de presépios já em clima natalício. A exposição da Família Pias Messias, "Paz na Terra aos homens de boa vontade", será inaugurada no dia 23 de novembro, às 16h30, na Torre Medieval do Museu Pio XII.

Já no dia 1 de dezembro decorre a exposição de presépios do IMA (Instituto Monsenhor Airosa), "Um Menino nos foi dado", às 16h30, na Sala dos Arcos do museu.

Sobre as exposições

Família Pias Messias, "Paz na Terra aos homens de boa vontade”

Sinopse: A Família Pias Messias, sobrenomes dos seus antecessores, são naturais da freguesia de Galegos S. Martinho, concelho de Barcelos.

Desde muito cedo, começaram a trabalhar com o barro, exprimindo a sua criatividade na arte do figurado.  Composta por 10 irmãos, todos estão ligados à cerâmica, mas apenas 5 ao artesanato.

A exposição, que decorrerá no Museu Pio XII, Torre, apresentará trabalhos dos cinco irmãos Pias Messias: Eduardo Pias, Laurinda Pias, Joaquim Messias, Emília Messias e Conceição Messias, assim como da esposa e do filho de Eduardo Pias. Esta união de talento será uma oportunidade para todos os colecionadores e apreciadores do trabalho desta família reconhecida e apreciada do norte ao sul do país.

IMA (Instituto Monsenhor Airosa), "Um Menino nos foi dado"

Sinopse: O Instituto Monsenhor Airosa, no seguimento do trabalho realizado no Lar Residencial, junto das utentes com necessidades diferenciadas ao nível da saúde mental, encontra-se a dinamizar a oficina das artes. Da execução destes trabalhos artesanais resultam presépios e outras peças de artesanato, principalmente direcionado para a quadra festiva do Natal. Na necessidade de voarmos mais longe e valorizarmos o trabalho das utentes, apresentamos a oficina IMArtes, uma oficina inclusiva cujo valor obtido será aplicado na compra de material e na formação das utentes. Juntos, fazemos mais! Juntam-se a nós nesta viagem artística e solidária?