Arquidiocese de Braga -

24 novembro 2023

Exposição de presépios da Família Pias Messias na Torre Medieval remete para o verdadeiro Natal

Fotografia DM

DM - Francisco de Assis

Iniciativa do Museu Pio XII, em estreita colaboração com o Tesouro Museu da Sé de Braga

\n

A Torre Medieval, extensão do Museu Pio XII, acolhe, desde ontem, uma exposição de presépios da família Pias Messias, naturais de Galegos São Martinho, Barcelos. Trata-se de uma mostra, acompanhada de textos do falecido padre João Aguiar Campo, que remete para o verdadeiro sentido do Natal.

Na inauguração, além do cónego José Paulo Abreu, diretor do Museu Pio XII e do Tesouro Museu da Sé, parceiro na exposição; estiveram os irmãos Pias Messias, com exceção de Emília; o presidente da União das Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso; padre José Miguel, em representação do Arcebispo de Braga; o Superintendente Almeida Henriques; o provedor da Irmandade de Santa Cruz, Fernando Rodrigues, entre outros amantes da cultura.

Nas breves palavras, o cónego José Paulo Abreu quis, acima de tudo, mostrar “enorme gratidão” à família Pias Messias, por ter acedido ao desafio de fazer peças para a exposição, sob o lema "Paz na Terra aos Homens de boa vontade". E enfatizou que   continua na sua “guerra pacífica” para o regresso ao Natal genuíno. “Nada contra os negócios. Mas é preciso repor o sentido genuíno do Natal”, disse.

O cónego José Paulo Abreu citou o Papa Francisco, quando diz que as pedras toscas e os espaços inóspitos transformaram-se em “montanha de ternura”. E desejou que, também das pedras inóspitas da Torre Medieval nas sentimentos de ternura, que devem reinar, sobretudo entre os cristãos neste tempo de Natal, cujo espírito já se vive um pouco por todo o lado. 

Inspirado no tema da exposição, o diretor dos Museus Pio XII formulou votos que a paz chegue aos territórios em conflito, nomeadamente na Ucrânia e na Terra Santa. 

Irmãos Pias Messias expõem juntos pela primeira vez

Do lado da família Pias Messias, os irmãos mostraram-se mais artistas do que conversadores.

Ainda assim, Conceição Messias dirigiu-se aos presentes para expressar agradecimento aos irmãos, mas também ao Museu Pio XII e Tesouro Museu da Sé, pela oportunidade de exporem os seus trabalhos, juntos, pela primeira vez. Um trabalho que confirma a herança artística dos irmãos Pias Messias. Os presépios foram feitos por Eduardo Pias, Jesus Pias, Laurinda Pias, Joaquim Messias, Emília Messias, Conceição Messias e Eduardo Barbosa. Quanto aos textos do padre João Aguiar, por um lado, é uma homenagem a um "amante" de presépios; e por outro, os textos têm também uma missão evangelizadora.

A exposição pode ser visitada até ao Dia de Reis.