21 fevereiro 2024

“Anatomia da Fé” é o novo livro do padre José Miguel Cardoso

Fotografia Divulgação

DACS com José Miguel Cardoso

O livro será apresentado no dia 25, no auditório da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães

O novo livro do padre José Miguel Cardoso, “Anatomia da Fé - Introdução pós-moderna ao cristianismo”, será apresentado no próximo dia 25 de fevereiro, às 15h30, no auditório da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, no centro histórico de Guimarães. O padre José Miguel atualmente exerce o seu ministério presbiteral no Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana, noVaticano.

De acordo com o sacerdote, o livro faz parte da “trilogia teo-antropológica”. Depois da primeira obra endereçada a “todos os filhos”, intitulada “Onde está o teu filho?” (2022), e a segunda a “todos os mortais”, “Para uma escatologia sapiencial” (2023), a terceira obra é endereçada a “todos os corpóreos”.

Publicada pela Editora Paulus e tendo como imagem de capa a tela do tecelão brasileiro Sidival Fila, o livro será apresentado pelo poeta vimaranense, Carlos Poças Falcão.

“A obra parte de um simples princípio aristotélico: se o conhecimento, em geral, parte dos sentidos do corpo humano, então uma via plausível para também se falar do mistério de Deus passa pela nossa corporeidade - daí uma ‘anatomia da fé’. E nisto reside a diferença do cristianismo em relação a outras religiões: a profissão de fé num Deus que assume a nossa corporeidade (Jo 1,14), ao revelar-se de um modo pleno na pessoa de Jesus Cristo”, explica o sacerdote.

Segundo padre Miguel, a obra, que é direcionada sobretudo aos “crentes não praticantes” e aos “praticantes não crentes”, e parte de alguns elementos do corpo humano, a partir dos quais se relança diversos conteúdos centrais da fé cristã, sendo uma autêntica “introdução pós-moderna ao cristianismo”. Um articulado “puzzle” literário em que se cruzam dados bíblicos, teológicos, litúrgico-sacramentais, espirituais, antropológicos e culturais.

A sinopse do livro pode ser lida neste link.