29 fevereiro 2024

Sé de Braga celebrou missa internacional com acólitos de diversos países

Fotografia DACS

DM - Francisco de Assis

Participantes da Assembleia Geral do Coetus Internationalis Ministrantium, que termina hoje em Braga

A Sé de Braga, a mais antiga Catedral de Portugal, acolheu ontem uma eucaristia internacional, com participantes da Assembleia Geral do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), que termina hoje, em Braga. Na eucaristia, presidida pelo Cardeal Jean-Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo, foi invocado o exemplo e a proteção do mártir São Tarcísio, padroeiro dos acólitos.

A Missa foi concelebrada pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro; pelo padre Rui Sousa, diretor do Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga e vogal do Serviço Nacional de Acólitos; e por vários sacerdotes de diferentes partes do mundo, que estão em Braga a participar na Assembleia Geral do CIM, organismo internacional que reúne os responsáveis dos acólitos nos diversos países.

A eucaristia foi solenizada pelo Coro da Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica – São Frutuoso.

Antes da missa propriamente dita, o Arcebispo de Braga, na qualidade de anfitrião, deu as boas vindas à comitiva, informando-os que estavam dentro da mais antiga Sé Catedral portuguesa, que este ano completa 935 anos de vida.

D. José Cordeiro manifestou "enorme alegria" pela presença do Cardeal Jean-Claude Hollerich, bem como toda a comitiva internacional de acólitos que estão em Braga a participar na Assembleia Geral do CIM.

O Arcebispo de Braga disse aos presentes que na Sé Catedral de Braga, "também se respira santidade", lembrando os Arcebispos Santos como São Martinho de Dume, São Frutuoso e São Frei Bartolomeu dos Mártires.

Na sua intervenção, D. José Cordeiro lembrou São Tarcísio, padroeiro dos acólitos, ele que foi  mártir precisamente ao serviço da eucaristia.

Recorde-se que, São Tarcísio era um jovem de apenas 12 anos, que foi martirizado a caminho da prisão, quando ia levar o Pão Sagrado a um grupo de mártires que esperavam a execução, por volta de 260, numa altura em que os cristãos eram perseguidos e mortos.

O Arcebispo de Braga aproveitou para recordar  que Braga está a preparar o 5.º Congresso Eucarístico Nacional de 31 de maio e 2 de junho de 2024, em diferentes locais da cidade de Braga.

"Pedimos a intercessão de São Tarcísio para os bons frutos do Congresso", disse, em jeito de oração, pedindo ainda ao Senhor que proteja e confirme na fé todos aqueles que servem o altar e a eucaristia.

Por seu turno, o presidente da celebração, o Cardeal Jean-Claude Hollerich, agradeceu a D. José e confessou o "grande prazer" que foi estar em Braga e na Sé Catedral.

O Arcebispo do Luxemburgo também invocou São Tarcísio, como um "grande mártir" da eucaristia, precisamente porque foi morto quando servia a eucaristia, que classificou como a "grande dádiva" que Cristo deixou aos cristãos.

Para o D. Hollerich, que preside à Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia e é relator-geral para o Sínodo sobre a Sinodalidade, a eucaristia é a grande manifestação de amor incondicional de Cristo, para salvar a humanidade. «A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo que celebramos na eucaristia é a maior prova de amor que existe».

No final, um responsável da comitiva agradeceu a «hospitalidade» do povo bracarense e português em geral. Depois da missa, a comitiva foi visitar a Capela Imaculada, no Seminário Menor.