2 agosto 2013

GUIMARÃES FESTEJA SÃO GUALTER

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A cidade de Guimarães acolhe nos próximos dias as suas festas da cidade em honra de S. Gualter. O programa religioso destas celebrações é marcado pela eucaristia solene celebrada este domingo, pelas 12h30, na igreja de S. Francisco, e pela procissão que percorre as ruas da cidade a partir das 17h00. O momento alto das festas é a marcha gualteriana, que se realiza segunda-feira, às 23h00.As festas Gualterianas, que se realizam desde 1906, são oficialmente os festejos oficiais da cidade de Guimarães. O motivo das celebrações é São Gualter, um frade fransciscano, canonizado pela tradição popular vimaranense, que ainda hoje mantém uma devoção pródiga entre as gentes de Guimarães. Este franciscano, cujos méritos foram celebrados ainda em vida, fundou um convento nesta cidade, onde terá morrido, no ano de 1259, tendo sido lá sepultado.