Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
5 Mai 2014
ARQUIDIOCESE APRESENTA FREI BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES COMO EXEMPLO
O Arcebispo de Braga quer que o beato Frei Bartolomeu dos Mártires sirva de «modelo inovador» da vida dos cristãos e da própria Igreja. D. Jorge Ortiga interpelou os fiéis, no passado Sábado, na Sé Catedral de Braga, a entrar no exemplo «duma solicitude permanente e constante».

O Arcebispo de Braga quer que sacerdotes e leigos imitem o beato Bartolomeu dos Mártires «no seu entusiasmo, na sua dedicação, criatividade, na ousadia de responder aos problemas e às dificuldades destes tempos, sendo persistentes, preserverantes». O apelo foi lançado, no passado Sábado, por D. Jorge Ortiga, na eucaristia que assinalou as comemorações dos 500 anos do nascimento de um dos grandes arcebispos de Braga, que se distinguiu pelas grandes obras que realizou, nomeadamente nos domínios da caridade e da formação.

O Arcebispo de Braga recuperou a recente Nota Pastoral da Conferência Episcopal para sublinhar em Frei Bartolomeu dos Mártires as qualidades de «um pastor exemplar, verdadeiramente inesquecível pela solicitude incansável, pela criatividade apostólica e pelo testemunho de vida», pedindo a graça de que «este quinto centenário nos coloque nas pegadas desse pastor exemplar que nunca esqueceremos».

A Arquidiocese de Braga está empenhada em dar conhecer a figura e o exemplo de Frei Bartolomeu dos Mártires, contribuindo para intensificar a devoção e, assim, a canonização possa acontecer. «Que os 500 anos que decorrem sobre o seu nascimento sejam uma oportunidade para o conhecer e darmos a conhecer. Há pessoas que são de todos os tempos, pelos princípios e valores que pautaram as suas vidas. São modelos de referência», apontou D. Jorge Ortiga.

Sempre com o desejo da canonização em vista, o Arcebispo de Braga assegurou que através da imitação do exemplo do beato Bartolomeu dos Mártires «nada ficará na mesma e quantos mais se deixarem tocar pelo seu exemplo, mais a Arquidiocese saberá concretizar a renovação que todos desejam».

Busto exposto para veneração

Na Sé Catedral de Braga aconteceu também a bênção do busto de Bartolomeu dos Mártires, que ficará para veneração dos fieis.

Aquele é o primeiro passo «para reproduzir a figura de Frei Bartolomeu, que terá que ter culto popular para ser elevado à honra dos altares».

DM, 4 de Maio de 2014

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social