21 novembro 2014

"S. Geraldo e o Milagre da Fruta"

Fotografia DACS

Livro inspirado no padroeiro de Braga pretende sensibilizar os mais pequenos para a história e vida de S. Geraldo. Sessão de lançamento acontece no dia 29 de Novembro.

No dia 29 de Novembro, pelas 16h30 decorre na Capela de S. Geraldo, na Sé de Braga, a sessão de lançamento do livro “S. Geraldo e o Milagre da Fruta”.

O livro é da autoria de Catarina Saavedra e Sílvia Abreu e o lançamento está ser organizado pelo Cabido da Sé de Braga, pela editora Centro Atlântico e pelas autoras. A apresentação está a cargo de José Marques.

De acordo com a editora, o livro, inspirado na vida de S. Geraldo, “pretende dar a conhecer uma figura notável da história e proporcionar aos pequenos leitores o conhecimento e a fruição do nosso património imaterial”.

Na Sé de Braga há a tradição de, no dia 5 de Dezembro, ornamentar o altar da Capela de S. Geraldo com fruta fresca, aludindo desta forma ao denominado “Milagre da Fruta”.

Segundo algumas pessoas, S. Geraldo teria estado muito doente numa altura de muito frio. Quando pediu a alguém que lhe trouxesse fruta de forma a apaziguar a fome e sede que sentia, foi-lhe respondido que o frio e a neve impediam as árvores de dar fruto. Depois de alguma insistência por parte de S. Geraldo, verificou-se que as árvores do terreno onde residia S. Geraldo estavam recheadas de fruta.

S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, nasceu em França. Em 1099 foi eleito Bispo de Braga, diocese onde levou a cabo reformas várias a nível moral, eclesiástico e administrativo.

Morreu a 5 de Dezembro de 1108 em Vila Pouca de Aguiar.