Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Pe. João Torres | 24 Mar 2016
Paixão de Cristo encenada por crianças
Paróquia de Guizande leva encenação junto da Igreja paroquial no dia 25 de Março.

As crianças da Catequese da paróquia de Guizande, do Arciprestado de Braga, encenam no dia 25 de Março, sexta-feira Santa, entre as 21h00h e as 23h00, a Paixão de Cristo, junto à Igreja paroquial.

A ideia surgiu de um grupo de catequistas que há muito sonhava encenar as últimas horas de Jesus passou na terra. Os catequistas são os grandes mentores do projecto e pretendem envolver não só as crianças da catequese e os respectivos pais, mas também toda a comunidade local.

Cerca de 70 crianças vão recriar a via sacra, com 14 cenas que começam com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Cada cena vai retratar partes da caminhada que Cristo fez até à morte. As cenas vão ser dramatizadas e acompanhadas por uma pequena reflexão.

O padre João Torres, pároco de Guizande, destaca a importância da realização da Via-Sacra das crianças, frisando que a iniciativa "é causa de encanto e fascinação para todos aqueles que dela participam". “Há muito para aprender com este gesto tradicional da Igreja, a estrada percorrida por Jesus é a mesma que milhões de crianças continuam a percorrer. Na cruz de Jesus, estão representados rostos de crianças, os companheiros de viagem que carregam com Jesus e como Jesus uma cruz que não pertence a suas idades”, sublinhou.

De acordo com a organização, o momento ajuda as crianças da catequese a entenderem o que é a Via-Sacra, um caminho de sofrimento percorrido por Jesus pelos homens. Além disso, ensina-as a memorizar fatos desse momento importante a ser celebrado no período da Semana Santa.

A Via-Sacra é uma antiga devoção cristã que surge na idade média; nela se convida à contemplação dos momentos mais importantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Desde então, a comunidade cristã encontrou nela um meio privilegiado para experimentar a proximidade sensível e espiritual ao Ministério do Deus Crucificado por amor à humanidade.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social