Arquidiocese de Braga -
28 novembro 2024
Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França estará aberta durante a semana

Lar D. Pedro V
Comunicado
Respondendo à proposta do V Congresso Eucarístico Nacional e ao estímulo do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Manuel Garcia Cordeiro, a Direção do Lar D. Pedro V preparou todas as condições para que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França permaneça aberta ao público de segunda a sexta-feira, “procurando estimular os momentos de oração pessoal e envolver os leigos, confrarias do Santíssimo Sacramento, catequistas e demais agentes pastorais na dinamização dos momentos de adoração eucarística comunitária" (Cf. Documento da CEP, que integra as conclusões do V Congresso Eucarístico Nacional).
A igreja é o que resta do Convento de Nossa Senhora da Penha de França, um templo religioso datado da segunda metade do século XVII, sendo a reforma do início do século XVIII. Localizada na Avenida Central, na freguesia de São José de São Lázaro e São João do Souto, Braga, este templo religioso está datado da segunda metade do século XVII, sendo a reforma do início do século XVIII.
O Lar de D. Pedro V é uma das instituições mais antigas da cidade de Braga. Todavia, nem sempre esteve ligada à Educação ou ao trabalho com crianças e jovens socialmente carenciadas. Com efeito, no século XVII (1652), um ilustre casal bracarense ordenou a construção de um recolhimento para religiosas, no que então se chamava Campo de Santana, e deixou-lhe em herança todos os seus bens, desde que se convertesse em convento regular, o que veio a suceder durante o arcebispado de D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728). Em 7 de junho de 1720, o mesmo arcebispo lançou e benzeu a primeira pedra para a igreja do convento da ordem da Imaculada Conceição, concluída em 1727. Convém referir que esta igreja é ainda hoje um dos símbolos mais reconhecidos da arte barroca bracarense, a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França.
Nesse mesmo ano, mais concretamente em 4 de junho, D. Rodrigo de Moura Teles, juntamente com a superiora do convento e outras religiosas, entraram em procissão solene no novo convento. O convento acabaria por encerrar a 21 de dezembro de 1874, devido ao falecimento da última freira. O edifício esteve devoluto durante cerca de cinco anos, altura em que o convento da Penha e todos os seus pertences foram entregues ao cuidado de um asilo para crianças carenciadas, entretanto fundado em Braga por individualidades ilustres da cidade, como o Governador Civil de Braga, Marquês da Sabugosa, o Arcebispo Primaz, D. José Joaquim d’Azevedo e Moura ou o Dr. Francisco de Campos d’Azevedo Soares, primeiro conde de Carcavelos.
A 20 de novembro de 1861, nascia o Asylo de Infância Desvalida de D. Pedro V, assim chamado em memória do Rei D. Pedro V, falecido há nove dias. As primeiras instalações situavam-se no hospício das Carvalheiras, mas a 12 de maio de 1879, cinco anos após o encerramento do convento da Penha, o Asylo de Infância Desvalida de D. Pedro V tomava posse daquelas instalações, fixando-se por lá até aos dias de hoje.
Abertura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França:
- inicio no próximo dia 02 de dezembro de 2024
- segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados) – 08h00 às 17h30
- quinta-feira – Eucaristia às 16h00 (da responsabilidade da Milícia de Santa Maria)
Numa segunda fase, a Direção do Lar D. Pedro V providenciará a abertura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França ao fim de semana e feriados. Para tal, será necessário prover junto de voluntários a responsabilidade e colaboração para a abertura, fecho e segurança.
Cónego João Paulo Coelho Alves
Presidente da Direção do Lar D. Pedro V

Partilhar