Arquidiocese de Braga -
26 junho 2025
Senhora de Antime vai estrear uma peregrinação para as crianças

DM - Rui de Lemos
A festa em honra de Nossa Senhora de Antime, em Fafe, terá este ano pela primeira vez a “Peregrinação das Crianças”. A jornada de estreia para todas as crianças do ensino pré-escolar do concelho acontecerá no dia 17 de julho e pretende proporcionar «uma experiência singela e simbólica».
A denominada “Peregrinação das Crianças”, no dia 17 de julho, a partir das 09h30, é a grande novidade do programa religioso da festa em honra de Nossa Senhora de Antime deste ano. O anúncio foi feito, ontem, pelo Arcipreste de Fafe, José Carneiro, revelando que será «destinada a todas as crianças do ensino pré-escolar do concelho, público e privado, envolvendo todas as crianças que tenham entre os 3 e os 6 anos de idade». Será «uma experiência simples, muito singela e simbólica, proporcionando que as crianças venham aqui à igreja de Antime, trazendo uma pequena flor natural ou confecionada, até com materiais reciclados, que convidaremos a preparar e a trazerem para as envolver e motivar», suportou o sacerdote.
O convite vai ser endereçado a todas as cerca de 10 instituições, a quem será pedido que, «na saída tenham um pequenino momento de oração e um cântico, que vamos disponibilizar». As crianças serão também brindadas com uma pequena lembrança. «Queremos semear também nos mais pequenos esta vontade e este gosto de se envolverem na festa da Senhora de Antime», suportou José Carneiro. A Peregrinação das Crianças segue-se à Peregrinação dos Frágeis, iniciada «com muito sucesso» no ano passado e que vai repetir-se a 10 de julho, num dia de acolhimento a todos os idosos que estão nos lares, centros sociais e IPSS.
Património Cultural Imaterial avança
A candidatura da Festa em Honra de Nossa Senhora de Antime a Património Cultural Imaterial vai dar mais um passo. «O resultado dos estudos com vista a esta inscrição, realizado pelo Município, em parceria com dois investigadores da Universidade do Minho, vai ser apresentado no dia 5 de julho, pelas 18h30, aqui na igreja de Antime», anunciou o pároco Tiago Costa. Os estudos sobre a romaria e a festa religiosa de Antime começaram em 2022 e estão agora concluídos, dando lugar a um opúsculo ou livreto criado pela autarquia. Todo o trabalho quer ver valorizadas as Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime, uma manifestação cultural com muita força no concelho e que reúne o carinho de todos os fafenses.
Partilhar