Arquidiocese de Braga -

26 junho 2025

Verão com História e Devoção: Basílica dos Congregados promove visitas guiadas conduzidas por Rui Ferreira

Fotografia DR

Basílica dos Congregados

A Basílica dos Congregados, um dos mais emblemáticos templos da cidade de Braga, abre as suas portas para um ciclo especial de visitas guiadas durante os meses de verão, conduzidas pelo historiador e bracarólogo Rui Ferreira.

Com início no dia 30 de junho, esta temporada de visitas convida bracarenses e visitantes a mergulharem na história da Congregação do Oratório em Braga, bem como na riqueza artística, espiritual e patrimonial do seu templo. A iniciativa inclui a passagem por espaços habitualmente inacessíveis ao público, como a Sala da Irmandade, o Coro Alto, a Capela de Nossa Senhora Aparecida e a impressionante subida à torre sineira, com uma vista privilegiada sobre a cidade.

Com uma duração de cerca de 90 minutos, as visitas têm um custo simbólico de 5€ por pessoa (pagamento na secretaria da Basílica ou no próprio dia).

O destaque vai para as visitas às segundas-feiras às 21h, que oferecem uma experiência única de contemplação do templo e da cidade ao anoitecer, num ambiente de tranquilidade e beleza singular.

A atividade é promovida pela Basílica dos Congregados, em parceria com o Ponto Braguez, e pretende valorizar o património religioso e cultural de Braga, ligando história, arte e espiritualidade.

 

Datas das visitas (Verão 2025):

30 de junho (segunda-feira), 21h

14 de julho (segunda-feira), 21h

26 de julho (sábado), 18h

11 de agosto (segunda-feira), 21h

23 de agosto (sábado), 18h

8 de setembro (segunda-feira), 21h