Arquidiocese de Braga -

30 junho 2025

Departamento da Pastoral Familiar convida a celebrar o «Dia dos Avós e dos Idosos» como um encontro de gerações

Fotografia Ekaterina Shakharova / Unsplash

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Eucaristia na Sé Catedral será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro e inclui celebração das Bodas Matrimoniais

O 5º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado a 27 de julho, com o tema “Bem aventurado aquele que não perdeu a esperança”. Com este impulso, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar convida as Famílias a celebrarem este dia como um verdadeiro encontro de gerações, tendo como ponto central a Eucaristia na Sé Catedral, às 11h30, celebrada pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

Nesta Eucaristia, será dedicado um momento especial aos Casais Jubilares que, em 2025, celebrem 10, 20, 25, 30, 40, 50 ou mais de 50 anos de Matrimónio. Irão ainda homenagear-se os casais que casaram em 2024, sendo todos convidados a renovar as suas promessas matrimoniais. Os casais que desejem celebrar as Bodas Matrimoniais e os que casaram em 2024 devem inscrever-se no formulário disponível no site do Departamento da Pastoral Familiar, ou através do Código QR. 

Tal como salientou o Papa Leão XIV, no recente «Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos»: “O mundo de hoje precisa da aliança conjugal, para conhecer e acolher o amor de Deus e superar as forças que desagregam as relações e as sociedades. Todos nós vivemos graças a uma relação, ou seja, a um vínculo livre e libertador de humanidade e de cuidado recíproco. Se nos amarmos assim, sobre o fundamento de Cristo, seremos sinal de paz para todos na sociedade e no mundo.”

No Ano Jubilar da Esperança, este Dia Mundial será, sem dúvida, uma boa ocasião para todas as famílias e comunidades eclesiais celebrarem a presença dos avós e dos idosos, como um sinal de alegria, esperança e união entre as diferentes gerações das nossas famílias.