Arquidiocese de Braga -
7 janeiro 2026
“Reza com o Papa”: Um renovado apelo a rezar pelas suas intenções mensais de oração
Rede Mundial de Oração do Papa
Um convite do Santo Padre a rezar pelos desafios da humanidade
A Rede Mundial de Oração do Papa e o Dicastério para a Comunicação anunciam uma nova iniciativa ao serviço da missão do Santo Padre: o projeto “Reza com o Papa”. A partir deste mês, e em continuidade com a missão iniciada pelo Papa Francisco, o Papa Leão XIV partilhará a sua intenção de oração mensal através de um vídeo e um áudio, convidando a Igreja universal e todas as pessoas de boa vontade a unirem-se espiritualmente numa mesma oração, que poderão agora rezar guiados pelo próprio pontífice.
Esta iniciativa pretende dar maior difusão às intenções de oração do Papa, com uma linguagem que ajude a rezar e com novos formatos para chegar melhor aos fiéis em todo o mundo, especialmente no contexto atual da comunicação digital.
A oração é o que nos une
O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, na conferência de imprensa realizada esta manhã na Sala de Imprensa Vaticana, sublinhou como esta iniciativa responde ao desejo de redescobrir na oração a beleza da rede e encontrar assim a força com que alimentar o nosso agir no mundo: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18,20)”.
“A Igreja — disse — era uma rede antes da World Wide Web. E quando o Papa Leão XIV nos convidou a todos, discípulos missionários no nosso tempo digital, a ir reparar as redes, foi precisamente isto que nos pediu: não cultivar manias de grandeza ou de conquista, mas redescobrir o fundamento de tudo, reaprendendo a dirigir-nos juntos a Deus, chamando-O “abbá”, “papá”, como as crianças; e desvelando assim o mistério da comunhão que nos une entre nós e com Ele”.
Ruffini sublinhou posteriormente a estreita colaboração do Dicastério com a Rede Mundial de Oração do Papa como uma forma concreta de conjugar a comunicação da Santa Sé com a comunhão de toda a Igreja em torno do sucessor de Pedro. A oração íntima e universal do Papa — disse — oferece-se assim de um modo novo, sóbrio e poderoso, como instrumento visível de união e de comunhão no Senhor, ponto de encontro para milhões de pessoas, membros uns dos outros, plenamente presentes no âmbito digital e nos espaços físicos das suas vidas, a partir do interior do coração de cada um.
“Agradeço à Rede Mundial de Oração do Papa, ao padre Cristóbal Fones e a todos os que fazem viver no mundo — concluiu Ruffini — este serviço e o espírito de comunhão que o anima”.
“Reza com o Papa”: um convite mensal à oração em chave sinodal
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, P. Cristóbal Fones, sj., explicou que “Reza com o Papa” nasce da iniciativa do Santo Padre para ajudar cada pessoa a unir-se concretamente à intenção de oração que propõe cada mês e, assim, abrir o coração aos desafios da humanidade e à missão da Igreja.
“‘Reza com o Papa’ quer ser uma porta aberta para que qualquer pessoa, esteja onde estiver, possa unir-se à intenção de oração que o Santo Padre propõe cada mês, rezando com ele, em chave sinodal. É um convite simples e universal, ao qual cada um de nós pode responder. Acreditamos que estes novos formatos facilitam a disposição para a oração e acompanham com mais profundidade a intenção do Papa”.
Além disso, o Padre Fones recordou que a Rede Mundial de Oração do Papa acompanha estas intenções há mais de 180 anos, renovando hoje a sua missão através de novos conteúdos e recursos que procuram uma participação mais acessível. De facto, este caminho de aproximação digital foi iniciado há dez anos pelo Papa Francisco, através de “O Vídeo do Papa” e, desde então até agora, alcançou mais de 250 milhões de visualizações nos cinco continentes.
Durante a conferência de imprensa foram apresentados dois vídeos com testemunhos provenientes da Indonésia e da Costa do Marfim, nos quais membros da Rede partilharam a importância de se sentirem parte de uma comunidade global unida pela oração. Em ambos os relatosfoi sublinhado como a oração conjunta se torna uma ponte que liga pessoas de diferentes culturas e realidades, impulsionando a esperança e o compromisso solidário.
A intenção de janeiro: “Pela oração com a Palavra de Deus”
O projeto “Reza com o Papa” inaugura-se com a primeira intenção de oração de 2026: “Pela oração com a Palavra de Deus”, que convida a redescobrir a força espiritual da Sagrada Escritura como lugar privilegiado do encontro com Cristo. Nesta primeira mensagem, o Papa Leão propõe uma oração que se centra na Palavra como luz para o discernimento, alimento nos momentos de cansaço, esperança na escuridão e fundamento de uma Igreja que se constrói sobre o Evangelho.
A oração que o Santo Padre reza pede a graça de aprender a escutar diariamente as Escrituras, deixar-se interpelar por elas e permitir que orientem as decisões pessoais e comunitárias. Além disso, sublinha a dimensão missionária da Palavra, que faz de cada crente um discípulo que serve, perdoa, constrói pontes e anuncia a vida.
Lugar de oração: igreja de São Pellegrino no Vaticano
A filmagem foi realizada na igreja de São Pellegrino no Vaticano, uma das igrejas mais antigas situadas dentro da Cidade do Vaticano. As suas origens estão documentadas desde o ano 795 e a tradição conta que, nos tempos do Papa Leão III, Carlos Magno doou a este templo as relíquias de São Pellegrino, sacerdote romano e primeiro bispo de Auxerre (França). Situada na antiga Via Francígena — rota percorrida pelos peregrinos que chegavam a Roma —, esta igreja foi historicamente um lugar de acolhimento e oração para aqueles que se dirigiam ao túmulo de São Pedro.
Hoje, a igreja continua a ser um espaço de silêncio e recolhimento para trabalhadores do Vaticano, peregrinos e visitantes, além de ser a capela do Corpo de Gendarmaria da Cidade do Vaticano. As suas paredes de origem carolíngia, os vestígios da antiga decoração absidal e as diversas fases de restauração que viveu ao longo dos séculos conferem-lhe um forte valor espiritual e patrimonial.
As intenções de oração do Papa para 2026
Nesta nova etapa, a Rede apresentou as intenções de oração do Santo Padre para o ano de 2026, centradas em desafios espirituais, sociais e humanitários, tanto da Igreja como do mundo inteiro.
O P. Fones destacou que estas intenções procuram mobilizar a Igreja e as pessoas de boa vontade para uma oração generosa e atenta:
“As intenções do Papa para 2026 olham de frente para os desafios do nosso tempo: as feridas do mundo, a busca do ser humano e a esperança que a Igreja é chamada a guardar. Queremos que cada vídeo e cada áudio ajudem a unir-nos numa mesma oração, a questões que nos afetam — de forma direta ou indireta — a cada um de nós”.
Um passo em frente numa missão permanente
Com esta iniciativa, a Rede Mundial de Oração do Papa e o Dicastério para a Comunicação unem-se para dar um novo impulso à difusão da intenção mensal do Santo Padre, mantendo a fidelidade à sua missão de sempre e, ao mesmo tempo, renovando-a com linguagens e ferramentas próprias do momento atual.
“Reza com o Papa” estará acessível no site e nas plataformas digitais da Rede Mundial de Oração do Papa.
Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa
A Rede Mundial de Oração do Papa é uma Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus. Está presente em mais de 90 países e reúne uma comunidade espiritual de mais de 22 milhões de pessoas que procuram viver cada dia com disponibilidade para colaborar na missão de Cristo. No centro desta missão estão as intenções mensais de oração do Papa, que convidam a centrar-se nos desafios da humanidade e na missão da Igreja.
Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Em dezembro de 2020, o Papa Francisco instituiu esta Obra Pontifícia como Fundação Vaticana e aprovou os seus estatutos definitivos em julho de 2024.
Partilhar