Arquidiocese de Braga -

3 fevereiro 2026

Cumprem sonho da filha e oferecem sopa e pão a quem mais precisa

Fotografia DR

Comunicação Cáritas Braga

“Dar sopa e um pãozinho a quem mais precisa”. O sonho de Julia, uma criança que lutou contra o cancro durante três anos e meio, está a ganhar vida através do projeto Sementes da Julia, criado pelos pais, Vivian e Roberto Sayão, e os seus irmãos Lucca e Filipe. O sonho da menina surgiu nos seus últimos meses de vida, aos 13 anos, quando se encontrava em cuidados paliativos a tentar lutar pela vida. 

Segundo a mãe, durante esse tempo, quando os profissionais de saúde lhe perguntaram qual era o seu maior sonho, Júlia expressou uma vontade clara de cuidar do outro. Então, “começou por pintar quadros, que eram vendidos com o objetivo de angariar fundos para apoiar este projeto solidário. Ela vendia os quadros aos médicos e enfermeiros e a qualquer outra pessoa que aparecesse na vida dela. Juntou dinheiro e disse: “agora já posso fazer a sopa, mas tem de ser com pãozinho"”. 

Infelizmente, Julia não sobreviveu até ver o seu sonho concretizado. No entanto, as sementes que lançou continuam a germinar. Os seus pais, em estreita articulação com a Paróquia de São Lázaro, profissionais de saúde e, agora, a Cáritas Arquidiocesana de Braga, estão a dar continuidade ao seu desejo, transformando-o numa resposta concreta às necessidades da comunidade. 

Deste compromisso nasceram duas iniciativas regulares na sede da Cáritas de Braga: a Sopa da Julia, realizada às quintas-feiras e sábados, e o Pequeno-Almoço Solidário, aos domingos. “Estamos aqui pelo amor que a Júlia tinha pelo outro, inspirado na vida e no coração dela”, sublinhou Vivian Sayão no primeiro Pequeno-Almoço Solidário, em janeiro. Só em quatro semanas de projeto, já foram distribuídas 300 sopas e 48 pequenos-almoços a beneficiários da Cáritas. O projeto Sementes da Julia conta, atualmente, com o envolvimento de mais de 70 voluntários. 

“Foi de braços abertos que recebemos este projeto que, mais do que garantir refeições, promove proximidade, presença, cuidado e dignidade junto de pessoas em situação de maior vulnerabilidade. É, também, um complemento às refeições que a Cáritas de Braga já serve diariamente” conclui Eva Ferreira, diretora técnica da Cáritas de Braga.  

Projeto vai ao IPO do Porto 

Para além da “sopa com pãozinho para quem mais precisa”, o Sementes da Julia tem estado ao lado das crianças e adolescentes acompanhados no IPO do Porto. No Natal foram entregues 70 presentes “num gesto de carinho e esperança nesta época especial”, refere Vivian Sayão, que perspetiva, já depois de amanhã, 4 de fevereiro, voltar ao IPO para assinalar o Dia Mundial do Cancro. “Serão deixadas mensagens escritas com amor, destinadas a levar conforto, força e luz a quem atravessa momentos delicados” concluiu a mãe de Julia.