Arquidiocese de Braga -
6 julho 2026
Celorico de Basto celebrou a memória do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos
Causa Frei Bernardo Vasconcelos
A comunidade de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, assinalou, no passado sábado, 4 de julho, o 94.º aniversário do falecimento do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e os 10 anos da sua declaração como Venerável, num momento de fé, memória e ação de graças.
A Eucaristia decorreu na Igreja Paroquial de São Romão do Corgo e foi presidida por Monsenhor Mário Rui Oliveira, Postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos. Concelebraram o P. Luís Aranha, do Mosteiro de Singeverga, o P. Parcídio Rodrigues, pároco de São Romão do Corgo, e outros sacerdotes que se associaram a esta celebração.
O momento reuniu numerosos fiéis e peregrinos vindos de várias localidades, nomeadamente da Moita (Diocese de Setúbal), de Santo Tirso (Diocese do Porto), de Braga, Guimarães, Famalicão e de outros lugares, testemunhando a devoção crescente ao jovem monge beneditino, natural de São Romão do Corgo, cuja vida continua a inspirar fiéis de diferentes comunidades.
Esta celebração marcou também o encerramento da novena ao Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, promovida pela Causa de Beatificação e Canonização. Hugo Henriques, Vice-Postulador da Causa, sublinhou a importância deste tempo de oração, vivido ao longo de nove dias como caminho espiritual de aproximação à vida e ao testemunho de Frei Bernardo. Referiu ainda que a novena permitiu contemplar diferentes dimensões da sua espiritualidade, marcada pela oração simples e confiante, pela renúncia, pela entrega a Deus e pelo amor à Eucaristia.
Na homilia, Monsenhor Mário Rui Oliveira centrou a sua reflexão na atualidade espiritual de Frei Bernardo. O Postulador apresentou-o como exemplo de uma santidade vivida na entrega, na renúncia e no amor a Deus, sublinhando que, apesar da doença e do sofrimento que marcaram profundamente a sua vida, o jovem monge beneditino soube transformar a dor em oferta, fazendo da sua existência um verdadeiro «cântico de amor».
A partir das leituras da liturgia, Monsenhor Mário Rui Oliveira destacou a esperança cristã como força capaz de transformar as ruínas em vida nova. Nesse sentido, afirmou que Frei Bernardo continua a falar ao nosso tempo, marcado por guerras, sofrimento e perda de sentido, mostrando que a fé, a esperança e a caridade são caminhos de reconstrução interior e comunitária.
Foi também realçada a ligação de Frei Bernardo à juventude, no dia em que decorria o encontro arquidiocesano da Pastoral Juvenil, em Vila Verde. O Postulador recordou que o seu testemunho permanece atual para as novas gerações, apresentando-o como exemplo de uma vida plenamente oferecida a Deus e aos outros.
No final da homilia, os presentes foram convidados a não olharem para Frei Bernardo apenas como uma figura admirável do passado, mas como um intercessor e modelo de vida cristã, capaz de inspirar todos a fazer da própria vida um cântico de amor.
A celebração terminou em clima de gratidão e esperança, reforçando a ligação da comunidade de São Romão do Corgo à memória do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos e ao caminho da sua Causa de Beatificação e Canonização.
Partilhar