Arquidiocese de Braga -

6 julho 2026

DNPJ conclui a primeira edição do laboratório de liderança sinodal jovem

Fotografia DR

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil

Laboratório termina em Fátima desafiando a criação de projetos ao serviço das comunidades

Com início em Braga, focado na identidade e vocação do líder, e passagem pelo Porto, dedicado à liderança espiritual, termina em Fátima a primeira edição do LLSJ da Oficina Gerador com o último Bootcamp centrado na “Liderança para o Impacto”, para transformar ideias em projetos concretos para as comunidades.

Orientado por Carlos Sousa Santos, coordenador do Programa de Aceleração do Human Power Hub, o encontro trabalhou áreas como o planeamento, a comunicação, a mobilização de pessoas e a implementação de iniciativas com impacto.

Para Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, “este laboratório é uma aposta numa geração que quer liderar com sentido, com fé e ao serviço dos outros. O verdadeiro impacto deste percurso começa agora, quando estes jovens regressam às suas dioceses para transformar o que aprenderam em ações concretas.”

São os próprios participantes que melhor descrevem o que viveram. “O LLSJ desafiou-nos a sair da zona de conforto e a acreditar que não devemos ter medo de assumir os lugares a que somos chamados. Recebemos ferramentas para liderar com humildade e compromisso, e vivemos um verdadeiro espírito de comunhão. Agora cabe-nos continuar, com a certeza de que, quando caminhamos juntos, novos horizontes se abrem”, afirma Catarina Leão, participante.

“Uma experiência transformadora que me desafiou e fez crescer. Saio com amizades, aprendizagens e, sobretudo, com a certeza de que vale a pena acreditar nos jovens e dizer ‘sim’ a Deus. Quero colocar tudo o que aprendi ao serviço da pastoral juvenil”, acrescenta Mafalda Azevedo.

Integrado na Oficina Gerador, o LLSJ procura formar uma nova geração de líderes capazes de dinamizar as comunidades através de uma liderança sinodal, participativa e enraizada no Evangelho.

A 2ª edição do Laboratório de Liderança Sinodal Jovem já tem datas em 2027: 16-17 de janeiro; 13 e 14 de março e 22 e 23 de maio.