Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
22 Out 2017
A fé torna-se missão
Homilia no Dia Mundial das Missões

Seguindo a Liturgia do XXIX Domingo do Tempo Comum, celebramos hoje, dia 22 de Outubro, a Solenidade de São Martinho de Dume, padroeiro da Arquidiocese.

Quando pensamos nos santos, somos muitas vezes tentados a fixar-nos nas obras que realizaram. Importa, porém, consciencializar-nos que as obras são apenas uma consequência da sua vida. Olhando para ela, encontramos, em primeiro lugar, uma experiência de Deus vivida com originalidade. Em segundo lugar, um quotidiano que transparece uma interioridade sólida e espiritual. A vida dos santos é teologal e, de consequência, rica em humanidade.

Neste dia Mundial das Missões, o Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB) recorda-nos que são quatro as Obras Missionárias Pontifícias: Propagação da Fé, Santa Infância, S. Pedro Apóstolo e União Missionária. Reconhecendo a importância de todas, e com especial carinho a paróquia de Ocua, Moçambique, sublinhamos a opção por se revitalizar nas paróquias a Santa Infância, constituindo grupos de mais ou menos 12 crianças, dos 7 aos 14. Aí nascerá esta consciência missionária e as crianças crescerão numa Igreja aberta ao mundo que sabe sair de si para se encontrar com todas as culturas do Universo.

S. Martinho de Dume, nosso padroeiro e apóstolo nos Suevos, coloque a missão no coração de uma fé activa, de uma caridade corajosa e de uma esperança firme. Que com S. Martinho sejamos discípulos missionários que acreditam na esperança que Cristo oferece e se comprometem como profetas da esperança para um mundo mais solidário e irmão.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social