Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
9 Mai 2020
Mensagem para a Bênção de Finalistas
Palavras de D. Jorge Ortiga para os finalistas universitários de 2020.
  © AAUM 2018

Caros finalistas,

Hoje seria um dia para estarmos juntos a celebrar o final do vosso percurso académico na Bênção de Finalistas, um dos momentos mais importantes da vossa vida como jovens universitários.

Antes deste tempo chegar, marcado pela ameaça da pandemia, a fase final desta vossa etapa académica estaria marcada por momentos alegres e de nostalgia, mas também de preocupação pelo horizonte incerto que normalmente vos acompanha na passagem para a vida profissional. Agora, estais perante um novo desafio nas vossas vidas, mas hoje ele é mais exigente, com ramificações em todos os aspetos da vossa vida, presente e futura.

Sois confrontados diariamente com notícias que evidenciam as preocupantes vulnerabilidades sociais e as incertezas do futuro. Mas também vos chegam verdadeiros testemunhos de humanismo e de serviço ao outro. E são nestas histórias que vos deveis apoiar. Vós finalistas, que tivestes a espantosa oportunidade de fazer um curso, compreendeis, mais profundamente do que muitas outras pessoas, o contexto geral das coisas, pelo que deveis experimentar um sentido global de responsabilidade pela sociedade e expressar publicamente essa experiência interior. Há muita história positiva na qual vos deveis apoiar.

Caríssimos finalistas, o mundo não está preparado para enfrentar uma pandemia à escala global se os seus habitantes viverem fechados em si mesmos. Por isso, é hora de vos levantardes e de responderdes ao chamamento que vos é dirigido. Mais do que nunca, a vossa presença ativa no mundo é necessária. É tempo de arregaçar as mangas e de colocardes ao dispor da sociedade os conhecimentos adquiridos na universidade, em defesa da vida e da felicidade de todos. Sede, por isso, verdeiros protagonistas da mudança, “não renuncieis ao melhor da vossa juventude, não observeis a vida de uma varanda (…) pelo contrário, deixai brotar os sonhos e tomai decisões. Arriscai, mesmo que vos equivoqueis (…) Por favor, não vos aposenteis antes de tempo”, tal como vos apela o Papa Francisco na Exortação Apostólica Cristo Vive.

A sociedade de hoje clama por pessoas que, tendo percebido alguma coisa do que se passa e do que importa fazer, desempenhem um papel mais ativo na construção de uma sociedade mais equitativa e justa. E vós devereis ser essa luz e sal que ajuda à transformação da sociedade.

Vós, que esperais entrar no mercado de trabalho, nestes tempos incertos, tendes de vos saber adaptar às novas circunstâncias. A vida sempre vos lançará novos desafios, uns mais difíceis do que outros, pelo que não podeis baixar os braços. Sede instrumentos de esperança cristã e lutai com paciência e perseverança pelo bem comum de toda a Humanidade.

Importa também que não vos esqueçais da comunidade que vos trouxe até este ponto da vossa vida. Esta minha mensagem online não deve impedir o vosso investimento no fortalecimento cuidado dos laços familiares e das relações de cumplicidade com quem vos é próximo. Agradecei aos vossos familiares, amigos, professores e aos que vos mostraram o rosto de Cristo, que vos acompanharam incansavelmente, que vos ensinaram os valores, a cultura, que vos limparam as lágrimas em momentos menos fáceis e vos dirigiram a palavra certa para vos tornardes homens e mulheres justos e responsáveis nesta sociedade. O que seria de vós sem esta comunidade alargada? Ela vai continuar a caminhar convosco. Também a Igreja não vos abandonará. Aparecei! Juntos poderemos fazer coisas maravilhosas.

O planeta está a assistir a um momento histórico, que revela a vulnerabilidade de todo o ser humano. Pelo certo que todos queremos deixar um mundo melhor aos nossos vindouros. E, para isso, é preciso criar entendimentos comuns e estratégias para um melhoramento duradouro da humanidade e naturalmente do Planeta. Nesta hora complicada quero gritar a cada um a minha solidariedade e compromisso para que juntos lancemos os alicerces de uma sociedade verdadeiramente humana. Há um vírus que parece querer desmoronar um tipo de sociedade. Pessoalmente, estou a ver uma aurora que abre a novos valores e compromissos.

Vós, finalistas, sois capazes de pensar num mundo melhor? Então, se sim, vamos todos construí-lo.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social