Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
27 Dez 2015
Conversa em Família
Discurso no encontro de Natal do Seminário.

Sabemos que a vida moderna é uma vida sem referências. Acontece, porém, que nós, os católicos, possuímos um manancial de orientações muito estimulantes. Podem parecer demasiadas e, por isso, andamos cheios de muitas coisas e não conseguimos distinguir o essencial do acidental.

Hoje não quero dizer nada de novo. O Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – A Alegria do Evangelho – deixou-nos um programa para ele – e verificamos como o tem cumprido – e para toda a Igreja. O mal é que nós, os católicos, ficamos na curiosidade emocional que se alegra no momento, por aquilo que ele disse, e permitimos que tudo, ou quase tudo, se esqueça.

O seu grande desejo é que os cristãos sejam discípulos Missionários. Também é o nosso Programa. Ele fala para toda a Igreja. Eu gostaria de aplicar um número da Exortação para o aplicar às Famílias, de modo que aí se viva a alegria do Evangelho e se cresça na responsabilidade de colocar o Evangelho no centro da vida familiar para que todos experimentem essa alegria e ela ainda transborde para outros familiares, vizinhos, colegas de trabalho, membros da comunidade paroquial.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode ler o discurso completo aqui.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva