Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
30 Nov 2014
Voluntariado, uma montanha de ternura
Discurso do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, na sessão de encerramento do Congresso "Guimarães, voluntariado e solidariedade"

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, discursou no passado dia 28 de Novembro, na sessão de encerramento do Congresso "Guimarães, voluntariado e solidariedade".

Antes de referir a importância do voluntariado, D. Jorge Ortiga caracterizou a actual sociedade, descrevendo-a através de dois “macro aspectos”: o egoísmo e o consumismo.

Como alternativa a estes comportamentos que parecem proliferar, o Arcebispo de Braga apresentou a “referência cristã”, sublinhando que os cristãos foram criados para “para ser dom marcado pela generosidade e pela partilha de bens e de tempo”.

Aludindo ao voluntariado, D. Jorge Ortiga fez ainda uma distinção entre “dois tipos de voluntariado: o pastoral e o social. O primeiro como trabalho eclesial dentro das comunidades; o segundo como vivência individual ou organizada onde os variadíssimos talentos são colocados ao serviço do bem comum”.

O Arcebispo Primaz manifestou o desejo de ver os dois tipos de voluntariado crescer e de agirem “em nome de Cristo e como expressão da Igreja”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva