Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
18 Jul 2016
Cúria Arquidiocesana ao serviço da Evangelização

Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família

No dia 19 de Setembro de 2007 foi publicado o Estatuto da Cúria Arquidiocesana onde foi pretendido explicitar o seu papel, colocando-a ao serviço da missão eclesial da Arquidiocese. Distinguimos três grandes sectores: a Cúria ao Serviço da Evangelização, a Cúria ao Serviço da Administração e a Cúria ao Serviço da Justiça.

No que concerne à Evangelização, para além da Coordenação Pastoral, estabeleceram-se seis Comissões Arquidiocesanas: Educação Cristã, Pastoral Litúrgica e Sacramentos, Laicado e Família, Vocações, Ministérios e Missões, Pastoral Social e Mobilidade, Bens Patrimoniais, Cultura e Comunicação Social, constituídas em Vigararias Episcopais e coordenadas por um Vigário Episcopal na qualidade de Presidente das mesmas.

Estas Comissões Arquidiocesanas são organismos dedicados a âmbitos específicos da pastoral e são constituídas por um conjunto de Departamentos que se encarregam de seguir um particular âmbito da pastoral. Por sua vez, os Departamentos dividem-se em vários Serviços que se constituem como gabinetes ao serviço do Departamento em que se integram.

Em Ano Missionário, num intuito de confirmar e incrementar a lógica de uma Arquidiocese consciente de ser constituída por “discípulos missionários”, importa reestruturar a Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família, constituindo-a oficialmente, dando consistência aos Departamentos que a compõem e procurando que os Movimentos existentes se integrem nesta dinâmica como verdadeiros serviços.

Para melhor servir a Evangelização, importa que as Comissões, Departamentos e Serviços cresçam no seu vigor criativo a fim de fazer chegar a todos o feliz anúncio do Evangelho. Com esta preocupação, procedo às seguintes reestruturações e nomeações, incluindo a nomeação do Conselho Arquidiocesano da Acção Católica, cujos Movimentos passam a integrar a Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família, deixando assim de pertencer à Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e da Mobilidade.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA O LAICADO E FAMÍLIA

Presidente: D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho
Secretário para os Movimentos e Obras: P. António Sérgio Gouveia Garcia Torres
Secretário para as Associações de Fiéis: P. Abel Braga Arantes de Faria

Representantes dos Movimentos e Obras: Maria Silvina Freitas Martins, Maria Manuela Castro Azevedo, Maria Isabel Mendes de Castro, Rui Manuel Gomes Ferreira, Manuel Jorge da Costa Peixoto.

Representantes do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar: Antónia Borges de Oliveira e Nuno Borges de Oliveira, Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz.

Representantes dos Movimentos da Acção Católica: Tarcísio Alexandre Salgado Fernandes.

Representantes das Associações de Fiéis:
Irmandades e Confrarias: Manuel Gerardo Roriz Ferreira Mendes e Eduardo Alberto da Silva Felgueiras Gayo
Santas Casas da Misericórdia: Humberto Manuel Martins Carneiro

Coordenadora: Albertina Oliveira Gomes
Secretária: Maria de Fátima de Carvalho Lopes
Assistente: Diác. José Maria Carneiro da Costa

Representantes dos Movimentos da Acção Católica:

Maria Almerinda Rebelo (ACI)
Tiago Oliveira (ACR)
Sandra Filipa Azevedo e Maria de Fátima de Carvalho Lopes (JOC)
Albertina Oliveira Gomes e Francisco da Silva Morgado (LOC/MTC)
Tarcísio Alexandre Fernandes e Diác. José Maria Carneiro da Costa (Comissão Arquidiocesana da Pastoral Operária composta por JOC, LOC/MTC e MAAC)