Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
4 Mai 2019
Ajuda para a diocese de Pemba
Nota Pastoral por ocasião das inundações na Diocese de Pemba.
D. Luiz Lisboa numa igreja onde foram acolhidas mais de 1000 pessoas

Igreja, fermento de unidade

1. Como temos acompanhado pelas notícias dos últimos dias, a Diocese de Pemba –Província de Cabo Delgado - Moçambique, foi atingida pelo ciclone Kenneth. Apesar da prevenção efectuada, que ajudou a evitar danos mais avultados, além das vítimas e da destruição, somam-se agora as preocupações por responder às necessidades mais urgentes da população afectada.

2. A Arquidiocese de Braga expressa a sua dor e o seu pesar por mais este acontecimento desolador em Moçambique. Estamos em contacto com D. Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, Diocese irmã, a quem tivemos já oportunidade de demonstrar a nossa solidariedade e comunhão. Como propõe o Papa Francisco na intenção de oração para o mês de Maio, acreditamos firmemente que a Igreja é fermento de unidade, também nos momentos de dor.

3. A equipa missionária da Arquidiocese de Braga (Susana Magalhães, Rui Vieira e P. Paulino Carvalho) que trabalha nessa Diocese (Paróquia de Santa Cecília de Ocua) encontra-se bem de saúde. As estruturas da sede da Missão resistiram mas ficaram ainda mais fragilizadas. Como em todas as paróquias da Diocese de Pemba, procede-se agora ao levantamento dos danos. Numa informação provisória, os danos mais avultados verificam-se nas habitações e nas culturas, a maior parte irremediavelmente perdidas. A curto prazo a fome vai atingir toda a população, provavelmente quando esta tragédia já não for notícia nos meios de comunicação social. Em algumas comunidades foram afectadas também as capelas e outros locais de culto.

4. Renovamos o apelo e convidamos, em ano missionário nacional, todas as comunidades cristãs de Braga a rezarem pelas vítimas deste acontecimento e suas famílias na oração pessoal e na Eucaristia do Domingo, dia 12 de maio. E como queremos concretizar a nossa ajuda, agradecemos todos os donativos. Peço aos sacerdotes que convidem as comunidades a partilharem ao longo das celebrações do mês de Maio. Os donativos devem ser entregues nos Serviços Centrais da Arquidiocese.

As necessidades são imensas e de diversa ordem. Há comunidades em que 90% das casas foram destruídas. A Diocese de Pemba, juntamente com as organizações do terreno, irá apoiar e acompanhar nas necessidades mais urgentes e, de imediato, na reconstrução possível. Entretanto, a Arquidiocese de Braga enviará para a Diocese da Pemba a quantia de 20.000€.

Estamos confiantes que, juntos, conseguiremos atender mais esta necessidade.

Unidos na Oração, fortalecidos para a Missão, sob o olhar materno de Santa Maria de Braga

Braga, 05 de Maio de 2019

III Domingo de Páscoa, Início da Semana de Oração pelas Vocações