23 maio 2016

XII Jornada Nacional da Pastoral da Cultura

dacs

Encontro tem como tema "Cultura e Economia: implicações e desafios". Pré-inscrições já se encontram abertas.

A XII Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, a decorrer no dia 4 de Junho, em Fátima, tem como mote "Cultura e Economia: implicações e desafios".

O encontro tem lugar na Casa "Domus Carmeli" e será introduzido pelo Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto.

"Economia e cultura vivem ou sobrevivem em campos distintos e em regimes contrapostos, ou será que vida económica e vida cultural se entrelaçam, desde o plano do pensamento ao da acção, desde a criatividade da concepção à eficiência da execução, desde a satisfação das necessidades à educação dos desejos?", questiona o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Esta e outras questões irão procurar apresentar "uma perspectiva cristã das implicações entre economia e cultura, equacionando as inerentes questões éticas e sociais e apontando novas inferências sobre uma fecunda interação dos dois domínios".

Para o dia está também prevista a exibição da curta-metragem "Ascensão", vencedora do prémio Árvore da Vida, atribuído no festival de cinema IndieLisboa (2016). O filme, seleccionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, vai ser apresentado pelo seu realizador, Pedro Peralta.

As pré-inscrições para a Jornada já estão a decorrer e podem ser feitas na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura ou através de correio electrónico ([email protected]).

António Lobo Xavier, Catarina Vaz Pinto e António José Gomes de Pinho são alguns dos intervenientes no encontro organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

09h00: Acolhimento, inscrição.

10h00: Abertura
D. Pio Alves (Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais)
José Carlos Seabra Pereira (Director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura)