Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 16 Jun 2016
XXX Encontro Nacional da Pastoral Social
Iniciativa realiza-se em Fátima, de 13 a 15 de Setembro, e tem como tema a Laudato si’ no Ano da Misericórdia.

O XXX Encontro Nacional da Pastoral Social deste ano decorre em Fátima, no Steyler Fátima Hotel, de 13 a 15 de Setembro, e é subordinado ao tema "a Laudato si’ no Ano da Misericórdia".

Como já vem sendo habitual, os participantes seguirão o ritmo “ver, julgar e agir”.

O primeiro dia será destinado a “ver” o que está a acontecer à "casa comum", correspondendo assim ao primeiro capítulo da Encíclica. A programação deverá contar com vários ecologistas e será feita ainda uma breve introdução à leitura da Laudato si’.

O segundo será preenchido com a acção de “julgar”, correspondente ao 2º, 3º e 4º capítulos da Laudato si'. O objectivo passa pela captação de várias sensibilidades desta “ecologia integral” através de perspectivas bíblica e teológico-moral. De acordo com o Pe. José Manuel Pereira de Almeida, Director do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS), haverá ainda oportunidade para uma reflexão sistematizada sobre a Misericórdia.

O terceiro e último dia diz respeito ao “agir” (5º e 6º capítulos da Laudato si’). "Iniciaremos de forma condigna a celebração do 60º aniversário da Cáritas em Portugal e convidar-nos-emos reciprocamente – as entidades envolvidas neste Encontro (Cáritas Portuguesa, Comissão Nacional Justiça e Paz, União das Misericórdias Portuguesas, Pastoral da Saúde, Pastoral Penitenciária, Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, Ajuda à Igreja que Sofre, Sociedade de S. Vicente de Paulo) e todos os participantes – a reinventar a solidariedade, procurando caminhos de um mundo mais justo e mais fraterno", revelou o SNPS.

Para mais informações sobre o programa, alojamento e inscrições, está disponível a página do Secretariado.

O formulário de inscrição encontra-se disponível aqui.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social