Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com FFCS | 24 Abr 2017
Artes Pensantes, Pensar as Artes
Primeiro de uma série de Colóquios tem data marcada para dia 27 de Abril, às 21h00. Alfredo Teixeira e Jonathan Saldanha são os oradores. A moderação está a cargo de João Manuel Duque.

O Grupo de Filosofia do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga, vai dar início a uma série de Colóquios intitulada "Thinking Arts". O nome joga com a dupla significação da expressão inglesa: "Artes Pensantes" e "Pensar as Artes".

A primeira sessão acontece no dia 27 de Abril, pelas 21h00, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e conta com Alfredo Teixeira (antropólogo, teólogo e compositor) e Jonathan Saldanha (artista multimédia, investigador e produtor) como convidados. A moderação está a cargo do Professor João Manuel Duque.

Segundo nota informativa enviada ao DACS, este primeiro colóquio, sob o título "Ars Sacra |Ars Humana. Desafios da Arte Sacra Contemporânea" pretende "abordar os reptos da criação artística no âmbito das temáticas religiosas numa sociedade como a actual, cuja memória do sagrado pode aparecer mais desligada que noutras épocas de referentes religiosos específicos, ao mesmo tempo que parece apelar, precisamente por isso, a instâncias antropologicamente fundantes do ser humano individual e social". Será feita uma referência particular à representação da Paixão.

De acordo com a organização, este ciclo de iniciativas surge no contexto do fortalecimento da linha de investigação "Racionalidades Estéticas e Acção Humana: Pensamento, Arte(s), Sociedade" e pretendem suscitar "uma reflexão interdisciplinar sobre questões de fronteira no campo específico das artes, numa intersecção entre agentes e teoria, capaz, ao mesmo tempo, de interpelar a sociedade".

A iniciativa é aberta ao público em geral.

Palavras-Chave:
FFCS  •  UCP  •  Colóquios  •  Arte